NOTÍCIAS

Tony Medeiros quer que Governo construa novo hospital oncológico e leve tratamento de câncer ao interior do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

08.fev.2022 14:31h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

O deputado Tony Medeiros (PSD) apresentou, nesta terça-feira (08), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), duas propostas em forma de Indicativos. A primeira propõe que o Governo do Estado construa uma nova unidade hospitalar para o tratamento oncológico em Manaus e a segunda solicita a interiorização do tratamento do câncer nos municípios polos do Estado.

“Reconheço todo o esforço da Fundação Cecon, mas, acredito que esse hospital  está no seu limite. Já  está mais do que na hora de termos em Manaus um novo hospital para tratamento oncológico. Atualmente, a FCecon é uma referência nesse tratamento e atende pacientes de outros estados da região, o que sobrecarrega ainda mais. Diante da urgência nesse tratamento, estou solicitando que o governo construa uma nova unidade hospitalar para oferecer mais agilidade e mais conforto para os pacientes e todo o corpo clínico”, disse o deputado Tony Medeiros.

O deputado lembrou ainda que um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) concluiu que metade dos pacientes brasileiros deixam seus municípios para fazer o tratamento de câncer. Para ele, no Amazonas essa realidade chega aos cem por cento. “Nós conhecemos a realidade dos pacientes do interior que vem para Manaus em busca de um tratamento. Aqui as pessoas não tem onde morar, os recursos são escassos e acabam passando privações. Nesse sentido, faço esse indicativo para que seja feita o tratamento oncológico  também no interior, mesmo que seja nas cidades polos”, esclareceu Tony.

Outra conclusão do estudo da Fiocruz indica que a dificuldade de tratamento devido às longas distâncias percorridas pelos pacientes aumenta a probabilidade da retirada das mamas em pacientes com este tipo de câncer. “Em nosso estado as distâncias são continentais. Esse é mais um componente que demonstra a necessidade de realizar tratamento oncológico nas cidades do interior”, afirmou o deputado.

 

Alimentação

Com a intenção de minimizar as dificuldades das pessoas que vem se tratar em Manaus, o parlamentar salientou uma outra indicação sua que solicita que seja instalado em torno da Fcecon um restaurante popular do programa “Prato Cheio”. Nesse local os pratos são oferecidos por R$ 1,00. “Essa é uma maneira de amenizar o sofrimento das pessoas que acompanham os pacientes e que passam a maior parte do tempo nos corredores ou nos arredores do hospital. Com o “Prato Cheio” eles garantem pelo menos a alimentação”, completou o deputado.