NOTÍCIAS

Tony Medeiros solicita cursos na área de petróleo e gás natural para Parintins, Mocambo e Caburi

Por Assessoria

01.jun.2021 13:03h
img
Foto: Dircom

O deputado Tony Medeiros (PSD) solicitou, por meio  de Requerimento enviado ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam),  que ofereça  cursos de formação voltados à atividade da área de petróleo e gás natural,  aos moradores  dos distritos de Mocambo, Caburi e na região do Mamuru. Todas localidades pertencem ao município de Parintins (distante 362 Km de Manaus em linha reta)

O documento  oficializa medidas que ele tratou com o diretor-presidente do Cetam, José Augusto Neto, em reunião no último dia 13 de maio.

De acordo com o deputado, estudos  confirmaram que Parintins tem duas Bacias de petróleo e gás, uma no Distrito de Mocambo e Caburi e outra na Região do Mamuru.  Além disso, segundo o parlamentar, o município de Parintins foi incluído no Projeto do Senador Omaz Aziz (PSD) que prevê licitação da Petrobrás para exploração de gás natural e petróleo.  A exploração já está próxima dessas localidades, no campo do Azulão em Silves.

“Os cursos solicitados ao CETAM, visam preparar jovens e adultos dessas comunidades para que possam ser inseridos nas atividades de extração e distribuição do gás natural. Esses cursos poderão ser ministrados nas próprias comunidades. Estima-se que será ampliado o mercado de vagas para os munícipes, portanto é necessário qualificar a mão de obra de forma que estejam preparados  para preencher futuras vagas”, concluiu o deputado Tony Medeiros.

 

Demais municípios

Tony informou que pretende solicitar cursos para outras cidades. Segundo ele, existem blocos exploratórios de petróleo e gás nas áreas de 17 municípios do Amazonas, cuja população pode ser empregada pelas empresas do setor. “Sabemos o potencial do Amazonas para este setor. Temos visto novas empresas vindo para cá explorar esse potencial. Este é o momento de qualificação para que nosso povo para atender esse postos de trabalho que serão gerados aqui”, afirmou Tony lembrando que a estimativa é de que milhares de novos empregos sejam gerados no Estado nos próximos dez anos.