NOTÍCIAS

Tony Medeiros volta a defender emancipação de municípios no Amazonas

Por Assessoria

22.mai.2021 9:16h
img
Foto: Dircom

Representantes de comunidades, que lutam para se transformarem em municípios, se reuniram com o deputado Tony Medeiros (PSD), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para pedir apoio do parlamentar no sentido de ajudar a colocar na pauta de votação do Congresso Nacional a Lei da Emancipação. Os representantes, que fazem parte da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas, disseram que um total de 16 localidades, entre comunidades e distritos do Estado, estão aptas a se transformarem em municípios, conforme Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal.

De acordo com Raimunda Motta, representante de Campina do Norte, distrito de Manacapuru, a transformação do distrito em município significa uma melhoria da qualidade de vida da população. “Como município teremos autonomia para administrar de forma direta a saúde e a educação, além de fazermos a manutenção de nossos ramais para escoarmos a produção”, completou.

Erlins Valério representante da Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara acredita que a emancipação pode trazer muitos benefícios para quem mora nesses dois bairros de Manaus. “Temos muita gente competente. Muita gente que pode colaborar para o desenvolvimento e o progresso do nosso município. Melhorar o sistema de transporte coletivo e melhorar a pavimentação do ramais serão benefícios que deverão vir com a emancipação”, disse.

Para o representante de Itapeaçu, Distrito de Urucurituba, Reinaldo Serrão, a possibilidade de gerir seus próprios recursos é uma boa oportunidade de melhorar a vida da população. “Podemos atrair empresas e ajudar na geração de emprego e renda. Com a autonomia de uma prefeitura podemos oferecer melhores serviços na área de saúde, educação e produção rural”, disse.

Ao receber as demandas o deputado Tony Medeiros assumiu o compromisso de mais uma vez levantar a bandeira da emancipação. “No meu primeiro mandato nesta casa, viajei por todas essas comunidades e distritos. Conheço a realidade de cada lugar e sei que muitos estão aptos a se transformarem em municípios, por isso faremos contato com a bancada federal para verificar em que situação está a Lei da Emancipação. O que depender do meu esforço, farei de tudo para transformar essas localidades nas mais novas cidades do Amazonas”, finalizou Tony Medeiros.

Entre as localidades representadas na reunião estão: os Distritos de Caviana, Campina Norte, Caimbé, Novo Remanso, Balbina, Itapeaçu, Canumã, Axinim e Purupuru.