NOTÍCIAS

Trabalhadores da Saúde reivindicam direitos na Aleam em Cessão de Tempo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mai.2022 16:05h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu Cessão de Tempo nesta terça-feira (31), a pedido do Delegado Péricles (PL), para que trabalhadores do setor de Radiologia da Saúde estadual reivindicassem seus direitos em relação ao não pagamento do adicional de insalubridade e do piso salarial da categoria, definido pela Lei Federal nº 7394/1985. A pauta dos servidores estaduais recebeu o apoio de todos os deputados estaduais presentes à sessão.

“Apresentei indicativo ao Governo do Estado solicitando o pagamento do adicional de insalubridade, pois esse assunto está pacificado no Supremo Tribunal Federal (STF), além do piso nacional da categoria”, afirmou o autor da Cessão de Tempo, Delegado Péricles.

A representante dos profissionais de Radiologia do Amazonas, Ligia Avelino,  subiu à tribuna do plenário Ruy Araújo para cobrar o Governo Estadual e afirmou que os profissionais se sentem invisibilizados.

“Nós tivemos uma atuação de suma importância. Na pandemia de Covid-19, todos os pacientes que entraram nos hospitais passaram pela sala de radiologia. Somos um total de 197 profissionais em todo o estado e demos conta do nosso trabalho com muita dignidade. Queremos o cumprimento da Lei nº 7.394, que estabelece nosso piso salarial. Não cabe qualquer resistência do gestor estadual em negar o pagamento e cumprimento da lei”, alertou.

Lourival Pereira da Conceição, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Controle e Combate em Endemias do Amazonas, agradeceu a oportunidade concedida pela Aleam e afirmou que após quatro anos de disputas judiciais, a justiça amazonense obrigou ao Executivo a implantação do piso salarial da categoria.

“Agradecemos o esforço do líder do governo na Aleam, deputado Felipe Souza (Patriota), que tem buscado sensibilizar o governador Wilson Lima em relação aos pleitos dos trabalhadores da Saúde estadual. Queremos que nossas reivindicações sejam atendidas, estamos em busca do diálogo, para que tenhamos incentivo em continuar nosso trabalho diário, que é salvar vidas”, afirmou.