NOTÍCIAS

Turismo de Pesca Esportiva e Cessão de Tempo a atleta de MMA são destaques, nesta terça-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

14.set.2021 14:29h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi palco, na manhã desta terça-feira (14), de manifestações dos parlamentares em prol do turismo de pesca, do aumento da oferta de gás natural veicular e da proibição da pesca da piracatinga. Houve também votação de matérias legislativas e Cessão de Tempo para ouvir o atleta de Mixed Martial Arts (MMA) Bibiano Fernandes.

O deputado Felipe Souza (Patriota), líder do Governo na Aleam, destacou a aprovação na Assembleia do Projeto, oriundo de Mensagem Governamental, de refinanciamento de dívidas de empresas amazonenses. “A matéria vai aumentar a arrecadação do Estado e proporcionar a geração de emprego e renda”. O parlamentar anunciou que, este ano, os professores e professoras da rede pública estadual receberão o 14º e 15º salários, além de um abono salarial no fim do ano.

Em seu pronunciamento, o deputado Fausto Jr. (MDB) relatou uma visita à cidade de Anamã (distante 165 km de Manaus em linha reta), na comunidade do Arixi, destino de emendas parlamentares de sua autoria no valor de R$ 200 mil para construção de poços artesianos, onde participou de um campeonato de pesca esportiva. “É importantíssimo discutirmos incentivos ao turismo de pesca. São mais de 20 mil turistas que visitam o Amazonas por ano que vem aqui fazer pesca esportiva”, explicou.

Álvaro Campelo (Progressistas) falou sobre a Audiência Pública realizada na Aleam a respeito da pesca sustentável da espécie de peixe Piracatinga, que está proibida desde 2015, por conta do uso de carne de boto e jacaré para a pesca. “Participaram entidades de pescadores, órgãos ambientais e foi decidido pela reativação de um comitê para procurar uma saída porque hoje os pescadores do Amazonas estão passando por uma crise e precisamos avançar nesse assunto”, afirmou.

O deputado Sinésio Campos (PT) convidou os parlamentares a participar da reunião que ocorrerá na próxima terça-feira (15), na sede da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), que tratará das políticas estaduais de incentivo ao uso do Gás Natural Veicular (GNV).

Já o vice-presidente da Aleam, Carlinhos Bessa (PV) relatou a visita à cidade de Tefé (523 km) para a inauguração do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Hélio Bessa. “É um sonho de todos os alunos estudarem em uma escola com o padrão do Ceti. É um legado que Tefé ganha, o povo está feliz com essa grande obra realizada pelo governador Wilson Lima (PSC)”, disse.

Cessão de Tempo

O atleta manauara de MMA, Bibiano Fernandes, que reside no Canadá há 16 anos, esteve na Aleam para falar sobre sua trajetória esportiva em Cessão de Tempo concedida pelo deputado João Luís (Republicanos). De acordo com Fernandes, o aprendizado nestes anos conseguido com a vivência no esporte trouxe alegrias. “O esporte mudou minha vida. Tenho certeza de que pode fazer o mesmo com a vida de várias crianças que querem vencer na vida. As artes marciais vão lhes dar disciplina e os afastar das drogas”, resumiu.

Em sua fala, João Luís fez um apanhado da história do atleta e lhe agradeceu em nome do povo amazonense, lembrando o quanto o esporte é fundamental para ajudar crianças e jovens a não entrarem no mundo das drogas e a terem uma vida mais saudável. “Faço um indicativo ao Governo do Estado para que o esporte seja abraçado mais veementemente”, afirmou.