NOTÍCIAS

Turismo religioso, saúde e antecipação do 13º salário foram os temas da Sessão Plenária, desta quinta-feira (5)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

05.mai.2022 13:56h
img
Foto: Hudson Fonseca

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) discursaram, durante a Sessão Ordinária, desta quinta-feira (5), sobre temas como Saúde Pública, Turismo religioso e a antecipação do pagamento da parcela do 13º salário aos servidores estaduais.

A falta de pagamento aos funcionários terceirizados que prestam serviços às unidades hospitalares do estado, por meio de contratos empresariais, foi o tema do discurso do deputado Wilker Barreto (Cidadania). Ele enfatizou que, na segunda-feira, os técnicos de enfermagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) ainda estavam com seus pagamentos em atraso e até ontem (quarta-feira), os funcionários do Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (IET) também não tinham recebido. Ele explicou que hoje completam três meses de atraso dos salários dos técnicos de radiologia da empresa Diagmax, que presta serviços no Hospital João Lúcio. “Infelizmente, a minha pauta desta semana é relatar o descaso do Governo do Estado com a saúde, que mesmo depois da primeira, segunda e terceira ondas continua um caos”, relatou.

Repercutindo reunião ocorrida, na última quarta-feira (4), sobre demandas de pais de crianças autistas, o deputado João Luiz (Republicanos) comemorou o anúncio do representante do secretário de estado de Saúde sobre a criação de uma unidade do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) dedicada aos autistas. “Será um Caic exclusivo para atender às demandas das famílias dos autistas. Esta é uma necessidade da nossa cidade, onde não apenas as crianças precisam ser acompanhadas, mas até os familiares, para aprender a lidar com as crianças do espectro”, afirmou.

Já o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) criticou a atitude do governador Wilson Lima (PSC) que anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário aos servidores estaduais como um “reconhecimento” do Governo do Estado aos servidores. “Hoje, ouvi um áudio do governador Wilson Lima sobre a antecipação da parcela de pagamento do 13º aos servidores do Estado, nesta quinta-feira e sexta-feira que antecede ao Dia das Mães, atribuindo à antecipação como um reconhecimento do esforço dos servidores. Ora, o pagamento do 13º é lei, não bondade. Pagar 13º é obrigação, não é favor nenhum”, criticou.

Por fim, o deputado Tony Medeiros (PL) destacou os festejos religiosos em cidades do interior, como Nossa Senhora do Carmo em Parintins; Festa de Assunção em Humaitá e Santo Antônio de Borba, entre outras, como exemplos de festejos que movimentam o setor turístico. “Cito estas festas, principalmente para agradecer aos nobres pares a aprovação do Projeto de Lei de minha autoria, que declara Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Estado do Amazonas, o Santuário onde acontecem as aparições de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz em Itapiranga. Temos exemplos de cidades que sobrevivem do turismo religioso pelo mundo afora, por isso quero agradecer a esta Casa pela aprovação deste projeto”, declarou.