NOTÍCIAS

Últimos defensores públicos aprovados em concurso de 2018 tomam posse em cerimônia na Aleam

Por Diretoria de Comunicação

21.jun.2021 14:25h
img
Foto: Dircom

Nesta segunda-feira (21), aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de forma híbrida, no Plenário Ruy Araújo, a cerimônia de posse de novos defensores públicos aprovados no último concurso do órgão, realizado em 2018.

Foram empossados para o cargo de defensor público de 4ª Classe: Thaysa Torres Souza, Isabela do Amaral Sales, Raisa Posella da Costa Machado, Danielle Mascarenhas Cunha de Almeida, Elton Dariva Staub, Daniel Bettanin e Silva, Icaro Oliveira Avelar Costa, Elaine Maria Sousa Frota e Eliaquim Antunes de Souza Santos, que reforçarão o atendimento jurídico no interior, principalmente nos polos recém-inaugurados pela instituição.

Assinado o termo de posse, Thaysa Torres Souza se emocionou ao representar os defensores recém-empossados sobre a felicidade do momento. “A dor da desassistência e da falta de acesso às necessidades básicas tira a esperança das pessoas, por isso vamos ampliar as trincheiras da Defensoria para trabalhar incessantemente para o fortalecimento da instituição”, declarou.

Representando a Assembleia, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) lembrou que sempre foi a favor do trabalho da Defensoria Pública do Estado (DPE), destacando o papel da instituição com a população menos assistida. “É nas comunidades mais distantes, menos desenvolvidas, que a defensoria precisa estar e que os parlamentares precisam estar também. Vamos continuar defendendo a DPE e a dignidade da pessoa humana, porque assim, estaremos auxiliando a Constituição”, afirmou.

O defensor público geral, Ricardo Paiva, destacou a cooperação da Assembleia com a Defensoria, o que contribui para o fortalecimento da instituição no interior do Amazonas. Ele destacou que hoje um ciclo está sendo fechado com a posse dos últimos defensores aprovados no concurso, o que o é fruto de um planejamento feito a várias mãos, inclusive dos deputados estaduais, que compreenderam a importância da Defensoria, aperfeiçoando o orçamento da instituição e também destinando emendas parlamentares para o fortalecimento, que permitiu a instalação de novos polos pelo interior do Estado.

“Toda a Assembleia vem nos ajudando na construção deste sonho de tornar a Defensoria forte e eficiente. O incremento orçamentário do Poder Executivo com a colaboração desta casa  possibilita essa presença no interior”, destacou. Paiva disse ainda que os estudos internos  estão sendo feitos para ainda em 2021 ser lançado um novo Concurso Público.