NOTÍCIAS

Unale realiza Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas

Por Camila Ferreira e Danilo/Ascom Unale

27.mai.2022 20:32h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Secretaria de Saúde da Unale, em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e com o Parlamento Amazônico, realizou na tarde desta sexta-feira, 27, o 1° Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.

O evento, que contou com a participação de parlamentares que atuam na temática dos mais diversos estados brasileiros, entre eles os deputados Coronel Chagas (RR), Edna Auzier (AP), Jory Oeiras (AP), Zezinho Tupinambá (AP), Aldilene Souza (AP), Paulinho Ramos (AP), Gabriel Picanço (RR), Goretti Reis(SE), Sargento Eyder Brasil (RO), Cirone Deiró(RO) e Dr. Jaques (PA).

Saúde da mulher, fiscalização e colaboração das políticas públicas e atuação legislativa da Saúde Amapaense foram algumas das principais temáticas debatidas durante o encontro. A presidente da Secretaria, deputada Mayara Pinheiro (AM) comentou sobre o alto índice de índices de mortalidade materna e de câncer de colo de útero no estado do Amazonas. “Os dados retratam nossas dificuldades econômicas e a vulnerabilida social.”

A presidente ainda destacou a importância da agenda. “Minha expectativa é que possa ser uma grande oportunidade para o intercâmbio de informações para que possamos traçar as principais soluções que a Amazônia legal e a nossa Saúde tanto precisa”.

Para o deputado estadual, Dr. Jaques (PA), membro da comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (Alepa). “É preciso otimizar recursos, não só evitando o desperdício, mas investindo na prevenção primária da saúde de forma a evitar que a população adoeça”.

O vice-presidente da Unale da região Norte, deputado Gabriel Picanço (RR), destacou que a região Amazônica é muito esquecida pelo resto do Brasil. “Nossas discussões monetárias para os médicos é totalmente diferente, na competência de deputado estadual, nós temos que lutar por nossa querida Amazônia e precisamos ter esta visualização perante o país”.

O Secretário de Estado de Saúde do Amapá, Juan Mendes da Silva, destacou que “é necessário repensar o sistema de saúde em um momento de aprendizado que todos os estados passaram em relação à pandemia”.

Na oportunidade, também foi realizada a reunião do Parlamento Amazônico para tratar sobre pautas recorrentes nos Estados que compõem a instituição.