NOTÍCIAS

Universitários da UEA participaram do programa Conhecendo o Legislativo nesta segunda-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.mai.2023 17:10h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu 131 alunos de três turmas do curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que participaram do programa Conhecendo o Legislativo,  nesta segunda-feira (22).

O programa é parte das atividades da Gerência de Educação Cidadã e tem como objetivo principal despertar, principalmente nos estudantes, uma reflexão política e cidadã sobre o parlamento, a democracia e a consciência política através de uma palestra sobre o tema e da participação Sessões Plenárias, audiências públicas ou sessões especiais, de acordo com a agenda do dia da visita.

O programa não é restrito apenas a estudantes, podendo receber também associações de moradores e idosos, por exemplo.

O professor de Gestão Pública, Ranniéry Mazzielly, esteve acompanhando os alunos e disse que já incluiu a visita no planejamento das aulas. “Há dez anos, sempre por volta do 3º e 4º períodos, estamos trazendo os alunos do curso de administração quando estão estudando administração pública e políticas públicas nós fazemos essa visita técnica à Assembleia para que eles possam ver in loco onde ocorrem as deliberações políticas, governamentais, conhecendo os deputados, tendo contato com eles”, explicou.

Para o professor, a chance de adentrar espaços públicos colabora com a formação e a vivência dos estudantes. “Este programa nos ajuda a formar universitários com a reflexão teórica aliada à prática e como se dá essa relação efetivamente na vida da população, vendo a nascente de uma lei e como que o poder legislativo atua em prol de tudo que está dentro do escopo do estado brasileiro é fundamental”, afirmou.

O estudante Felipe Duarte Trindade, do 5º período do curso de Administração Pública, já conhecia a sede do legislativo estadual, mas sempre considera válida a experiência do ponto de vista cidadão.

“A política e os operadores da política mudam constantemente, então mesmo vindo pra cá com uma certa noção daquilo que vai ser falado, tratado, a gente tem um outro ponto de vista que vai se aperfeiçoando, conforme vamos conhecendo e enriquecendo mais ainda o nosso leque, ampliando a nossa visão, como a nossa cidade, o nosso estado é tratado pelos nossos gestores”, afirmou.