NOTÍCIAS

Violência sexual contra crianças e CPI da Amazonas Energia entre as pautas de debates da Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mai.2022 16:36h
img
Foto: Alberto César Araújo

Lembrando o mês de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Maio Laranja, a deputada Alessandra Campêlo (PSC) denunciou casos de estupro de menores na cidade de Tefé (distante 523 km de Manaus), no último fim de semana. “Foram registrados cinco casos de estupro de crianças e adolescentes na cidade. Isso é alarmante, é vergonhoso, precisa ser dito e ser combativo. Usarei meu mandato para dar visibilidade a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes. A Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, a qual presido, está tomando as providências para acompanhar de perto, junto à polícia local, a responsabilização criminal dessas pessoas”, denunciou.

A deputada citou números divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que entre 2017 e 2020, foram mais de 180 mil casos de estupro de vulneráveis no Brasil, sendo que 80% são meninas. “Dentre esses 80%, grande parte são meninas entre 10 e 13 anos, a imensa maioria das vezes vítimas de pessoas conhecidas e dentro de suas próprias casas. Queremos dar apoio às mães para que tenham coragem e denunciem, porque muitas vezes os casos são omitidos pelas próprias famílias”, alertou.

O vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa (PV) falou sobre a conclusão dos trabalhos, na última segunda-feira (30), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, da qual foi presidente.

“A Amazonas Energia foi multada em mais de R$ 3 milhões, mas a melhor parte foi o fortalecimento dos direitos dos consumidores. Diante do trabalho da CPI, o povo amazonense passou a ter direitos garantidos, construímos leis e tivemos várias indicações ao Ministério Público para sanar diversas irregularidades praticadas pela empresa”, enumerou.

 

Anistia de pequenos agricultores

O deputado Adjuto Afonso (UB) registrou a chegada à Aleam da Mensagem Governamental que propõe anistia dos débitos, junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), de pequenos produtores das cidades atingidas pela cheia. “Hoje, os produtores estão impossibilitados de pagar seus débitos por terem perdido sua produção. Espero que possamos aprovar essa matéria e que essa anistia se torne realidade e possa ajudar os produtores prejudicados”, afirmou.