NOTÍCIAS

Wilker Barreto cobra do Governo o retorno do projeto Vidativa para o público da terceira idade

Por Dayson Valente, Nathália Silveira

14.out.2021 15:58h
img
Foto: Wilkinson Cardoso

O deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) voltou a cobrar, nesta quinta-feira (14), durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o Governo do Estado implemente a volta do Vidativa, projeto social que promove atividades de esporte e lazer voltados para os idosos no Estado. Desde 2019, o projeto da terceira idade está paralisado por falta de recursos no orçamento do Executivo daquele ano e agravado também pela extinção da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) pela atual gestão.

Na tribuna da Casa Legislativa, o parlamentar ressaltou a importância do retorno das atividades do projeto Vidativa para beneficiar o público da terceira idade no Amazonas, estimado em mais de 432 mil idosos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2021).

“Já venho cobrando isso há um bom tempo, o programa Vidativa precisa voltar com urgência. A gente sabe que quem aposta na saúde dos nossos idosos está economizando em medicamentos e melhorando a qualidade de vida dessa fatia de mais de 7% da nossa população”, cobrou Barreto.

O deputado ressaltou ainda que os sucessivos recordes de arrecadação do Estado e a diminuição de gastos supérfluos por parte do Executivo seriam suficientes para aportar R$ 6 milhões necessários para retomada do Vidativa, anualmente.

“Infelizmente, o Governo do Amazonas não cuida dos nossos idosos, o projeto Vidativa custa R$ 6 milhões e acredito até que cabe mais um incremento. Eu vou até fazer uma proposta para pegar 50% do que gastou Wilson Lima com jatinho até agora. O projeto precisa retornar para o bem dos idosos”, finalizou Wilker.