NOTÍCIAS

Wilker Barreto critica omissão do Governo diante do aumento de casos de SRAG e avanço da Influenza A

Por Dayson Valente

14.dez.2021 13:34h
img
Foto: Wilkinson Cardoso

O aumento no número de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o avanço do vírus da Influenza A (H3N2) no Amazonas foi motivo de preocupação do deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) nesta terça-feira (14), durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar criticou a falta de ações do Governo para conter o avanço das doenças respiratórias no Estado, que já somam 309 casos nos últimos dois meses, sendo 272 da H3N2 e outros 37 casos ainda não especificados, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para Barreto, o salto no número de casos das doenças respiratórias, em meio às problemáticas da superlotação dos hospitais e o risco iminente de uma nova terceira onda da Covid-19 no Estado, precisa ser levado em conta pelo Executivo.

“O Amazonas, em especial Manaus, está passando por um surto de gripe, só que o Wilson Lima (PSC) já combinou com a Covid-19 e a Influenza que tudo é a partir do dia 15 de dezembro, depois do decreto dele. Se Deus os livre tivermos a terceira onda da ômicron com a onda de gripe hoje, infelizmente será a tempestade perfeita e eu não vejo nenhum posicionamento do Governo”, ponderou o deputado.

O parlamentar ainda repercutiu as inspeções feitas nos Hospitais e Pronto-Socorros Dr. Platão Araújo e Dr. João Lúcio, nos dias 8 e 10 de dezembro, respectivamente, onde foram constatadas diversas irregularidades como a presença de leitos nos corredores, estoque crítico de medicamentos, ausência de materiais essenciais e a situação precária das unidades de saúde.

“As imagens por si  relatam o caos que se encontra a saúde. Esse irresponsável permitiu dois grandes eventos que reuniram mais de 50 mil na Arena, mas eu quero que o governador dê uma voltinha nos SPAs e veja os números da Covid, estamos com leitos acima dos 80%. Eu estou severamente preocupado”, explicou Wilker.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351