NOTÍCIAS

Wilker Barreto propõe plano de ação de combate ao suicídio e solicita audiência pública para discussão com Estado e entidades

Por Assessoria de Comunicação

10.nov.2022 14:33h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O aumento no número de casos de suicídio no Amazonas foi motivo de preocupação do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) nesta quarta-feira, 9, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Assim, o parlamentar sugeriu, através de requerimento, a realização de uma audiência pública no seio da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam) entre o Governo do Amazonas, Ministério Público do Estado (MPAM) e entidades responsáveis voltadas à atenção à saúde mental, no intuito de discutir estratégias e debater ações para conter a alta nos índices do problema.

Em seu pronunciamento, Wilker propôs a criação de um plano de ação em conjunto com órgãos estaduais com medidas para evitar casos de suicídio no Estado, exemplificando a ponte Jornalista Phelippe Daou, localizado no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, que tem se tornado palco comum de tragédias desta categoria.

“Toda semana temos notícias de fatos trágicos de suicídio na ponte Rio Negro. É preciso rapidamente uma intervenção do poder público, ou aumenta gradil, ou coloca tela, mas também de ações concretas para o acolhimento psicológico. Estou apresentando um requerimento para que possamos, no seio da Comissão de Saúde, realizarmos uma audiência pública com o Estado, Ministério Público e entidades para que eles apresentem um plano de ação. Não podemos ficar assistindo de camarote jovens, adultos e jovens tirando suas vidas”, afirmou Barreto.

O deputado afirmou, também, que irá propor o direcionamento de recursos no orçamento estadual de 2023 para contribuir com o combate ao suicídio, que foi a quarta principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo em 2019. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 700 mil pessoas atentam contra a própria vida no mundo.

“O Governo precisa direcionar recursos e eu irei propor isso já no orçamento 2023. É uma política pública que requer atenção e fica esse meu posicionamento de apelo às autoridades do nosso Estado para que possamos juntos, a Assembleia Legislativa e demais órgãos, enfrentarmos essa doença que machuca milhares de famílias no Amazonas”, finalizou.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente