NOTÍCIAS

Wilker Barreto solicita informações sobre a ajuda do Estado aos profissionais da saúde sequelados pela Covid-19

Por Assessoria

04.ago.2021 9:20h
img
Foto: Dircom

Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de terça-feira  (3), o deputado estadual Wilker Barreto apresentou requerimento solicitando ao secretário estadual de Saúde (SES-AM), Anoar Abdul Samad, informações acerca dos profissionais da saúde sequelados pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Estado, bem como os atendimentos oferecidos pelo Governo aos respectivos trabalhadores e suas famílias.

A propositura do parlamentar se baseia na denúncia da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindipriv-AM), Graciete Mouzinho, que revelou o caso da técnica de enfermagem Keila Marinho Monteiro, profissional da saúde que sofreu graves sequelas, após ser infectada pela doença, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a perda de um rim, além de Trombose. Ela não está recebendo o tratamento adequado por parte do Estado.

Para Barreto, a falta de assistência médica do Executivo com a categoria é um grave descaso do Poder Público com os profissionais que atuaram na linha de frente do combate à pandemia.

“A denúncia do sindicato é de uma gravidade sem precedentes. Os nossos profissionais da saúde que estiveram no ‘front’ de batalha da Covid estão esquecidos e marginalizados. Estou apresentando um requerimento cobrando explicações do secretário de saúde para que informe a esta Casa as providências do Governo para acolhimento daqueles que ficaram sequelados e não estão tendo o mínimo de assistência”, explicou o deputado.

 Mais requerimento

Sobre o caso da Keila Marinho, Wilker também ingressou com outro requerimento à SES-AM, pedindo informações sobre a assistência dada pela pasta da saúde à profissional e sua família.