NOTÍCIAS

Wilker cobra apoio do Governo para que municípios afetados pela cheia possam ser socorridos

Por Assessoria

17.jun.2021 16:17h
img
Foto: Dircom

O plano emergencial de socorro aos municípios do interior do Amazonas, afetados pela histórica enchente em 2021, foi o principal tema discutido na reunião entre o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e o secretário executivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Cel. QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho. Durante o encontro, realizado na última terça-feira (15), no Mini Plenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar constatou a ausência de ações do Governo do Estado junto ao órgão responsável por prestar ajuda humanitária nas cidades atingidas pela cheia.

Barreto criticou a falta de suporte e lentidão do Executivo em relação às ações da Defesa Civil para levar assistência aos mais de 450 mil amazonenses que estão sofrendo com a cheia dos rios, a maior dos últimos 100 anos.

“Fiquei severamente preocupado com a falta de aparelhamento que o Estado não oferece à Defesa Civil. Nós já estamos prestes a iniciar a vazante e dois terços do Estado ainda estão descobertos. Parabenizo o esforço da Defesa Civil, mas quero cobrar publicamente que o Governo está sendo omisso, explicou Barreto.

O deputado salientou que, diante da falta de ajuda do Governo, as prefeituras das cidades estão assumindo as despesas relativas à assistência da enchente. Wilker sugeriu que o plano emergencial de socorro seja revisto pelo Executivo.

“Não pode o primo pobre, que é a prefeitura, segurar esse fardo sem o socorro do primo rico, que é o Estado. O que está acontecendo com a cheia é a mesma coisa que aconteceu na pandemia, o Amazonas com dinheiro em caixa e o Governo deixando seu povo sofrer”, detalhou Wilker.

Para o secretário Ce. QOBM Francisco, todas as ponderações do deputado serão avaliadas pelo órgão. “Estamos fazendo um esforço para atender toda a população, não é fácil, também não posso dizer que é somente falta de planejamento porque temos fatores complicadores. Todas as críticas para nós são construtivas e as cobranças só enriquecem e nos motivam a buscar a melhoria constante em prol do povo”, afirmou.