NOTÍCIAS

Wilker cobra do Governo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores que atuam no atendimento 190 da SSP-AM

Por Dayson Valente 

23.nov.2021 13:13h
img
Foto: Wilkinson Cardoso

Em Sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 23, o deputado estadual Wilker Barreto usou a tribuna para cobrar novamente do Governo do Amazonas sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) que atuam na central de emergência policial (190). A cobrança do parlamentar atende a uma reivindicação da categoria, que pede reajuste no salário-base, atualmente de R$ 771,54, algo que não acontece desde 2015.

Para Barreto, a falta de valorização salarial e de um Plano de Cargos da categoria é um grave descaso do Executivo pelos 241 servidores da SSP que atuam na plataforma de atendimento 190, serviço essencial no recebimento de denúncias e ocorrências policiais na capital.

“Parece até clichê a falta de compromisso e de verdade por parte deste desgoverno, mas eu preciso me posicionar a favor dos amigos servidores do 190, que pleiteiam seus justos reajustes salariais e plano de carreira. É num momento de desespero que a sociedade liga para o 190, quando está precisando do aparelho de segurança pública, eles são tão importantes quanto qualquer servidor”, pontuou o deputado.O parlamentar afirmou, ainda, que o governo não incluiu nenhuma proposta de PCCR da categoria no orçamento estadual de 2022 e que irá cobrar da Secretaria de Estado em Administração e Gestão (Sead) e da SSP resoluções para os apelos da categoria.

“Nós estamos votando o orçamento e para a tristeza dos caros servidores, nada consta nas propostas da lei orçamentária para o ano que vem. Então, faço essa cobrança para que a Sead, juntamente com a SSP, envie para esta Casa a proposta do PCCR desses servidores. Não é muita coisa para o Estado que gasta R$ 190 milhões com propaganda”, finalizou Barreto.

No dia 24 de junho de 2021, Wilker disseminou na tribuna da Assembleia Legislativa a reivindicação dos servidores públicos que atuam na central de emergência policial 190. Além da valorização salarial, a categoria clamava pela volta do pagamento em espécie do Vale-Alimentação, que vem sendo feito através do cartão.

Atualmente, são 241 Assistentes Operacionais, aprovados em concurso público de 2015, que operam na plataforma de atendimento.

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351