NOTÍCIAS

Wilker cobra que Defesa Civil preste socorro à capital e ao interior do Amazonas

Por Dayson Valente - Assessoria

13.mai.2021 14:59h
img
Foto: Dircom

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quinta-feira (13), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) solicitou que a Casa Legislativa aprecie o requerimento nº 1813/2021, que convida o secretário executivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo Filho, para prestar esclarecimentos acerca do plano emergencial para socorrer famílias da capital e interior que estão sendo vitimadas pela cheia.

“O secretário da Defesa Civil precisa retornar a esta Casa e explicar o plano de ação para enfrentar a cheia, o interior está sendo castigado. A gente sabe que é um fenômeno natural, mas o Governo tem condições de suavizar ou pelo menos atenuar o sofrimento do nosso povo”, alertou o parlamentar.

Durante seu discurso na Tribuna, o parlamentar apresentou vídeos de moradores do Igarapé do 40, no bairro Raiz, onde mais de 100 famílias tiveram as casas alagadas devido à cheia e não receberam nenhum tipo de assistência do Poder Público. Outra situação evidenciada por Barreto foi a situação da comunidade Purupuru, localizada no município do Careiro (distante 88 km de Manaus em linha reta), vários ribeirinhos alegaram prejuízo com a subida dos rios e cobram por ajuda como tábuas para assoalho, cestas básicas e medicamentos.

Além do Executivo estadual, Barreto voltou a cobrar que a Prefeitura de Manaus também faça o seu papel de auxiliar as famílias afetadas pela cheia.

“Peguei dois exemplos da capital e do interior e fica um alerta para a Prefeitura de Manaus, em especial a essa nova gestão: saia do ar-condicionado e visite o povo que está sofrendo. Ao mesmo tempo, que o Governo e Defesa Civil venham a esta Casa e informe o que está sendo feito para socorrer o interior, desta forma, esta Casa cumprirá o seu papel de fiscalizar e cobrar ações para enfrentar a cheia histórica”, finalizou o deputado.