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Wilker denuncia  precariedade da emissão da carteira de identidade no Amazonas e expõe instabilidades no  SASI

Por Dayson Valente

03.dez.2021 8:23h
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Foto: Wilkinson Cardoso

O deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quinta-feira (2), para denunciar que a emissão das carteiras de identidade (RGs) continua sendo alvo de insatisfação por parte da população amazonense. Em seu pronunciamento, o parlamentar voltou a cobrar do Governo do Amazonas a regularidade do serviço e a volta do atendimento presencial nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), responsáveis pela produção do documento essencial.

De acordo com as denúncias recebidas pelo deputado, a demora na solicitação do documento e os agendamentos nos PACs ainda são as principais dificuldades enfrentadas pelos cidadãos. Além disso, usuários do aplicativo SASI, sistema online criado pelo Executivo para otimizar o serviço, não tem atendido as expectativas da população. Diante disso, Barreto pediu que as unidades de atendimento voltem a funcionar normalmente.

“Faço novamente um apelo para que os PACs voltem a atender de forma presencial. Esse sistema SASI não está dando conta, segundo denúncias recebidas nas nossas redes sociais. O Amazonas já voltou a ter jogo de futebol e grandes espetáculos, porque os PACs não voltam a funcionar também?”, questionou o parlamentar.

Além da instabilidade do SASI, Wilker afirmou que pessoas da terceira idade e com baixo conhecimento do sistema têm encontrado dificuldades para acessar o aplicativo, prejudicando assim o seu direito de cidadão de solicitar o documento.

“Que continuem utilizando o sistema, mas o Governo precisa permitir que principalmente os idosos, que têm dificuldade de usar o sistema, possam usufruir também da forma presencial. Fica aqui a minha cobrança”, ponderou o parlamentar.

No dia 28 de setembro, Wilker já havia denunciado o descaso nos atendimentos para emissão da carteira de identidade. Na ocasião, o parlamentar ingressou com dois requerimentos para que as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Segurança Pública (SSP) dêem explicações na Casa Legislativa acerca da precariedade do serviço tanto na capital quanto no interior.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351