NOTÍCIAS

Wilker destaca leis que promovem a acessibilidade à comunidade surda e quer continuar lutando em prol da causa

Por Assessoria de Comunicação

11.set.2022 8:05h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A data 10 de setembro é conhecida mundialmente como o Dia Mundial da Língua de Sinais (Libras), criada para promover o respeito e a valorização da linguagem voltada para as pessoas surdas. O deputado estadual no Amazonas, Wilker Barreto (Cidadania) aproveitou a representatividade do dia para destacar leis e feitos de sua autoria que promovem a acessibilidade e a inclusão à comunidade surda e afirmou que, caso eleito, continuará lutando pelos direitos das mais de 200 mil pessoas com surdez no Estado, segundo IBGE 2021.

Uma das principais conquistas em prol dos surdos foi a Lei nº 5.345/2021, que assegura a disponibilização de tradutor intérprete de Libras nas unidades de saúde que compõem a rede pública do Estado como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs).

Outro feito foi a instituição do “Setembro Azul – Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas” no calendário oficial de eventos do Estado. Por
meio da Lei nº 5.139/2020, a propositura tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade surda com reuniões, palestras, seminários, audiências públicas e demais eventos durante o referido mês, onde também se comemora, além do Dia Mundial da Língua de Sinais (10/09), o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e o Dia Internacional da Pessoa Surda (30 de setembro).

Em junho deste ano, durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) que estima as Receitas Totais do Estado e compreende as prioridades da administração pública estadual para o exercício seguinte, Wilker propôs uma emenda para realização de concurso público para tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no estado do Amazonas, para atuação em repartições e secretaria do Executivo estadual.

 

Defensor dos surdos

Na tribuna da Assembleia Legislativa, Wilker é forte defensor dos direitos e anseios da comunidade surda com indicação de emendas e proposituras que vão ao encontro da ampliação da acessibilidade e a promoção da inclusão social. Uma das iniciativas do parlamentar foi a realização de dois Encontros Bilíngues do Estado do Amazonas, evento que reuniu representantes da classe e professores para discutir a implementação da educação bilíngue de surdos na rede estadual de ensino.

A reativação da Escola Estadual Augusto Carneiro, desativada em 2016 por problemas estruturais, mas que até hoje não teve a reforma concluída, também é outra cobrança de Wilker ao longo do seu mandato. A unidade escolar adaptada aos alunos surdos, é um dos principais apelos de pais e professores que clamam por melhorias à acessibilidade na educação.

Wilker também é autor do Título de Cidadão Amazonense concedido à Marlisson Barral de Azevedo, professor, pedagogo e tradutor intérprete de Libras da Assembleia Legislativa do Amazonas. A iniciativa do parlamentar buscou homenagear o profissional, considerado referência na luta pelos direitos e a garantia da acessibilidade da comunidade surda no Amazonas.

 

A luta continua

O deputado Wilker Barreto agradeceu a confiança da comunidade surda e reiterou que quer continuar lutando por mais conquistas pelos próximos quatro anos.

“Chegamos ao final deste mandato com vitórias importantes como a lei estadual que garante o direito de um intérprete de Libras nas unidades públicas e do Setembro Azul que traz um mês de reflexão desta importante luta. Agradeço a classe pela confiança e se for da vontade de Deus e do povo, espero poder enfrentar novos desafios e conquistar mais vitórias à comunidade surda por mais quatro anos”, finalizou.

Assessoria de Comunicação (92) 98157-3351