NOTÍCIAS

Wilker diz que Governo ignora direitos dos profissionais da saúde sobre lei de reposição salarial

Por Assessoria

17.ago.2021 15:45h
img
Foto: Dircom

Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (17), o deputado estadual Wilker Barreto repercutiu a reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde no Amazonas (MENPS), para debater conflitos e demandas dos profissionais da saúde do Estado. Durante a conversa, realizada na última terça-feira (16) na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a categoria reivindicou o cumprimento da Lei Estadual nº 4.852/2019 sobre reposição de perdas salariais, que não vem sendo executada pelo Executivo estadual.

Aprovada pela Casa Legislativa, a lei promove o reajuste de 5% na recomposição remuneratória de servidores dos profissionais e servidores médicos, a contar de 1º de maio de 2019, e a fixação dos percentuais de 6,5% e 7,5% relativos a revisão geral anual das datas-base de 2020 e 2021, respectivamente.

Para o parlamentar, a falta de cumprimento à medida é uma falta de respeito do Governo com os profissionais da saúde, mesmo com o Estado batendo recordes de arrecadação nos últimos anos.

“O Governo precisa tratar os profissionais da saúde com o devido respeito. Para minha tristeza, os nossos soldados da linha de frente da Covid não têm o mesmo tratamento de consideração pelo Governo, esta Casa aprovou uma lei do pacote de resgaste das perdas salariais. Mesmo com o orçamento estourando, este governo não socorre e não repõe aquilo que é de direito, mas prefere garantir o jatinho do governador”, ponderou Barreto.

O deputado afirmou que irá propor, ainda para o orçamento deste ano, uma lei estadual para garantir o direito da reposição salarial tanto dos profissionais da saúde quanto nas demais categorias. “Eu prefiro que o dinheiro fique na conta do servidor e isso volte para o mercado do que entesourado e fazendo parte de licitações vexatórias, por isso, irei apresentar isso já no orçamento geral de 2022, tenho certeza que nenhum deputado votará contra o servidor público”, finalizou.