NOTÍCIAS

Wilker faz apelo para que Governo reveja Decreto sobre retorno das aulas presenciais no interior do Amazonas

Por Assessoria

25.mai.2021 14:38h
img
Foto: Dircom

Em Sessão Ordinária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (25), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) ingressou com um Requerimento que pede a anulação do Decreto Governamental nº 43.870, que versa sobre o plano de retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual do interior do Amazonas.

Para o parlamentar, a decisão do Executivo que autorizou a volta dos estudantes às instituições de ensino localizadas nas cidades interioranas é perigosa, tendo em vista a vacinação lenta dos professores contra a Covid-19. O número elevado de novos casos da doença e o agravamento da cheia neste ano, que atinge 58 dos 61 municípios do interior e afeta mais de 455 mil pessoas no Estado, também colabora para o sinal de alerta.

“Acho uma temeridade o retorno das aulas, infelizmente os números da Covid-19 começaram a dar uma nova crescida e a vacinação ainda está longe do necessário. Cabe alertar que os estudiosos, em plena audiência pública, sustentaram que um dos gatilhos da segunda onda foi o retorno das aulas”, disse Barreto.

Durante seu pronunciamento, Wilker ainda relatou o apelo das professoras Mônica Santos e Sílvia Letícia, ambas do município de Itacoatiara (distante 176 KM de Manaus em linha reta), a respeito dos profissionais da educação ameaçarem entrar em greve sanitária por conta do retorno às aulas.

“Recebi ontem um telefonema, por meio do meu amigo vereador Richardson Aranha, de Itacoatiara, e falei por telefone com as professoras que estão muito preocupadas com a volta às aulas. Além disso, muitos ainda não se vacinaram e quem foi vacinado não tem nem 15 dias”, ressaltou o parlamentar.