NOTÍCIAS

Wilker repercute decisão do TCE-AM em admitir denúncia do parlamentar sobre irregularidades em processos seletivos da Aadesam

Por Dayson Valente

15.dez.2021 16:48h
img
Foto: Wilkinson Cardoso

O deputado estadual Wilker Barreto usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quarta-feira, 15, para repercutir a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em admitir a representação do parlamentar contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e o presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Social e Ambiental (Aadesam), Nilmar Alves, acerca de irregularidades em Processos Seletivos Simplificados (PSSs) realizados pela agência.

Em despacho publicado no Diário Oficial do TCE, no último dia 10 de dezembro, o órgão de controle admite a denúncia de Wilker sobre a realização dos PSS nº 009/2020 e nº 010/2021, coordenadas pela Aadesam, para a contratação de profissionais. Em sua peça, o deputado constatou irregularidades no andamento dos dois certames para os mesmos cargos, em menos de um ano, e a duplicidade em nomes aprovados em ambos processos seletivos para socioeducador e pedagogo.

“Venho aqui trazer para o conhecimento da sociedade que o TCE aceitou a denúncia para investigar o que eu chamo de guarda-chuva obscuro que já consumiu R$ 224 milhões do contribuinte, que é essa tal de Aadesam. Qualquer deputado ou cidadão que entra no Portal da Transparência não consegue fiscalizar os contratos desta agência”, destacou Wilker, em pronunciamento na Casa Legislativa.

Outra ponderação feita por Barreto foi o chamamento de apenas 25 candidatos de 113 vagas previstas no PSS/2020 e de 160 aprovados do quantitativo de 184 nomes que deveriam ter sido convocados. Além disso, o cronograma de atividades do edital do PSS/2021, que teve 2.129 candidatos inscritos, foi feito num prazo recorde de nove dias, o que torna questionável a análise dos documentos num curto espaço de tempo.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351