NOTÍCIAS

Wilker representa no MPE-AM contra secretário de saúde, Anoar Samad, pela falta de pagamento dos salários dos profissionais da saúde

Por Assessoria de Comunicação

24.nov.2022 11:47h
img
Foto: Artur Gomes

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) anunciou nesta quinta-feira, 24, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ingressará com uma representação no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) contra o secretário de Estado de Saúde (SES), Anoar Samad, pela falta de pagamento dos salários atrasados de quase 500 profissionais da saúde que atuam na Saúde pública do Estado. Para o parlamentar, a falta de soluções do titular da pasta para resolver a problemática recorrente é um grave risco para a sociedade amazonense.

“Estou hoje representando no MP contra o secretário Anoar por omissão, porque ele está assumindo o risco de matar. Na medida que ele não paga enfermeiros de UTIs que sequer têm dinheiro para ir trabalhar, coloca em risco a vida de pessoas. Ou assume o compromisso de pagar os salários atrasados ou então pede pra sair”, ponderou Wilker.

Na última terça-feira, 22, Wilker revelou na tribuna da Casa Legislativa que quase 500 trabalhadores da saúde estão com salários atrasados, sendo 219 profissionais terceirizados da Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) e 270 enfermeiros intensivistas do Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (IETI). Eles seguem para o quarto mês sem receber. No caso da Segeam, após a denúncia do parlamentar, o Governo efetuou na quarta-feira (23/11) o pagamento de “apenas” dois meses aos trabalhadores, referentes aos meses de julho/2022 (R$ 1.716.838,80) e setembro/2022 (R$ 1.867.226,48).

“Pagaram dois meses da Segeam, aos profissionais do Programa Melhor em Casa, mas o salário do mês de muitos trabalhadores já é insuficiente, aí o governo paga dois meses aos servidores e deixa dois dentro? Não dá nem para pagar os juros que eles estão devendo”, disparou.

 

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente