NOTÍCIAS

Wilker sugere ao Governo a reformulação da Afeam e mais investimentos na cadeia de alimentos

Por Assessoria de Comunicação

17.nov.2022 7:34h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) sugeriu nesta quarta-feira, 16, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o Governo do Amazonas faça uma grande reformulação na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A proposta do parlamentar visa ampliar as atividades da agência financiadora no âmbito local, priorizando mais investimentos na cadeia de alimentos.

Em aparte ao deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), Wilker classificou a Afeam como a “locomotiva da micro economia”, mas afirmou que no atual momento a agência está sendo aproveitada pelo Executivo de forma incorreta.

“A Afeam precisa ser a locomotiva da microeconomia, mas da forma que está hoje, está subutilizada, aplica mal o dinheiro do contribuinte. Eu queria sugerir ao governo Wilson Lima que faça uma grande reformulação na Afeam, que precisa ser mais flexível. Não dá para ficar emprestando para uma meia dúzia, ela é um banco de fomento”, ponderou o deputado.

Barreto frisou que o setor primário ainda carece de investimentos do Governo e que alimentos como banana e farinha, produzidos no Amazonas e considerados de grande consumo local, são comprados em outros estados.

“Uma das únicas cadeias econômicas que não pararam na pandemia foi o de alimentos e o interior hoje é abastecido de alimentos vindo de fora do Amazonas. Nada contra os estados vizinhos, mas quando a farinha é pouco, é o nosso pirão primeiro. A Afeam pode sim trazer mais incentivos à nossa economia”, finalizou.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351
Texto: Dayson Valente