NOTÍCIAS

Wilker vai aos órgãos de controle pedir a suspensão de edital para contratação milionária de aeronaves para o Governo

Por Dayson Valente 

16.mar.2022 13:56h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto apresentou nesta quarta-feira, 16, durante sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a questão do Pregão Presencial nº 003/2022 da empresa de Turismo do Amazonas (Amazonastur) para registro de preços de horas de voo de quatro tipos de aeronaves. Em seu pronunciamento, o parlamentar questionou a necessidade da contratação, que poderá custar mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos, e afirmou que pedirá o cancelamento do certame, previsto para acontecer no dia 4 de abril.

O Pregão a ser realizado pela Comissão Interna de Licitação (Copil) da Amazonastur inclui, além de aeronaves (utilitário executivo, bimotor, anfíbio, jato executivo), logística de abastecimento e manutenção para ‘emprego em missões de apoio, transporte de materiais, pessoal, entre outras atribuições de interesse do Governo do Amazonas’ com pagamento mensal por hora de voo executada.

“Quer incentivar o turismo, passa o recurso para as prefeituras fazerem seus eventos municipais, além de fomentar a economia, caso a pandemia permita. Temos os festejos, os bois, as atividades religiosas, é só passar para os municípios do que gastar milhões com aeronaves. É essa a tomada de decisão que eu não concordo”, sugeriu Barreto.

O deputado ressaltou que o Governo precisa ter um olhar diferenciado para outras prioridades, como o descaso na saúde pública, e anunciou que pedirá aos órgãos de controle o cancelamento da licitação milionária.

“Temos vários exemplos no interior de descaso na saúde, a UPA de Tabatinga sem ar-condicionado na emergência, o hospital João Lúcio chovendo mais dentro do que fora. Eu vou ingressar pedindo o cancelamento deste edital, sobre a fundamentação de que nós temos hoje recursos e áreas que precisam de um olhar diferenciado”, avisou Wilker.

 

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351