PERFIL

DO DEPUTADO

Comandante Dan

Coronel RR QOPM, Dan Câmara assume seu primeiro mandato como deputado estadual, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, tendo sido eleito pelo Partido Social Cristão (PSC), com 21.770 votos.

Graduado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), em 1988; com Curso de Formação de Oficiais da PMERJ, tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas, em 2009, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, da PMERJ, em 2001.

Foi Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas no período de janeiro de 2008 a março de 2011 e presidente Regional Norte, do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de 2010 a março de 2011. Ocupou ainda o cargo de Secretário Extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015.

Na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi comandante do Grupamento do Rio de Janeiro, nas operações do Pan-Americano e Para Pan-Americano, Mundial de Judô e Nova Maravilha, de novembro de 2006 a novembro de 2007; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista II/ES; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Fantasma/MS (maio/junho/2006); comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista I /ES (novembro 2004 a janeiro 2005). Foi ainda colaborador da Diretoria de Operações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na coordenação geral de Operações Integradas, dezembro de 2017 a maio de 2018.

Foi também coordenador do Sistema Integrado de Comando e Controle Amazonas do Estado do Amazonas (206/2018); coordenador do Sistema Integrado de Comando e Controle para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Manaus – Amazonas; coordenador do Grupo Temático de Segurança para Grandes Eventos do Comitê Estadual dos Jogos Olímpicos Rio 2016 Amazonas – GT SEG RIO 2016 AM; coordenador da Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil Jogos Olímpicos Rio 2016 no Amazonas– COESGE AM; coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (2014/2017); componente do Grupo de Trabalho para realinhamento e ampliação do Sistema Integrado de Comando e Controle Nacional – SICCN; presidente da Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil Copa do Mundo FIFA 2014 Amazonas – COESGE AM (2014); colaborador e Assessor junto a Área Funcional de Segurança do Comitê Rio 2016 (2012/2014); coordenador da Câmara Técnica da Estratégia Nacional de Segurança para Faixa de Fronteira no Amazonas – ESFRON/AM (2011/2013);c colaborador junto a Gerência Geral de Segurança do Comitê Organizador Local da FIFA no Brasil – GGS/COL, para elaboração do Plano de Segurança da Copa das Confederações, Copa do Mundo FIFA de Futebol 2014 e Eventos subordinados (2011/2012) e assessor da Secretaria de Estado da Segurança Pública – AM (2011/2013).

No município de Presidente Figueiredo, foi secretário municipal de Ordem Pública e Integração (maio2018 a novembro 2019) e secretário municipal de Governo, de novembro de 2019/2020.

Dan Câmara

Rio Branco (AC)

24/08

deputado.comandantedan@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Comandante Dan aprova Projeto de Lei que aumenta a celeridade e transparencia de fiancas
25.04.24 10:55h
Comandante Dan aprova Projeto de Lei que aumenta a celeridade e transparência de fianças
O deputado Comandante Dan (Podemos) aprovou na votação da última quarta-feira, (24/4), o Projeto de Lei nº 864/2023, que dispõe sobre o pagamento de fiança via Pix. A fiança é o direito garantido pela Constituição Federal, que permite ao acusado de um crime responder ao processo judicial em liberdade até o arbitramento da sentença, mediante pagamento de determinado valor e cumprimento de certas obrigações. “Quando pensamos em segurança pública, precisamos enxergar em amplo aspecto. A privação de liberdade temporária e até o sistema penitenciário são alvos de preocupação”, declarou o parlamentar. Dan Câmara argumentou que o uso do recurso do pagamento por Pix, corrente no país, facilita ao cidadão que obteve a liberdade para responder ao processo à celeridade em sua soltura. “Especialmente nos finais de semana e feriados, quando não há funcionamento bancário, o Pix resguarda o cumprimento de um direito constitucional”, afirmou Câmara. Ele disse, ainda, que a utilização do Pix como pagamento de fianças traz maior segurança e rastreabilidade às transações e que todos os pagamentos realizados via Pix geram comprovantes que podem ser facilmente anexados aos inquéritos e autos processuais, proporcionando uma documentação clara e objetiva. O que contribui para evitar possíveis questionamentos ou dúvidas quanto ao efetivo pagamento da fiança. Adicionalmente, a inclusão do Pix como opção de pagamento de fiança oferece benefícios à transparência e controle dos recursos. Com os pagamentos registrados eletronicamente, há maior facilidade na fiscalização e no acompanhamento das movimentações financeiras, tanto por parte das autoridades competentes quanto pelos próprios cidadãos, o que contribui para a prevenção de possíveis desvios ou irregularidades no sistema de pagamento de fianças. Para votação no pleno do Legislativo, o PL foi tecnicamente analisado, recebendo pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Assuntos Econômicos e Segurança Pública. O projeto segue agora à sanção governamental.
Ler mais
Comandante Dan continua campanha pro data base das forcas de seguranca scaled
24.04.24 11:51h
Comandante Dan continua campanha pró data-base das forças de segurança
O deputado Comandante Dan (Podemos) subiu à tribuna do Legislativo estadual para continuar a campanha em favor da concessão da data-base às forças de segurança. Segundo a Lei n° 3.725/ 2012, no artigo 7°, o dia 21 de abril, a data consagrada a Tiradentes, patrono das polícias militares, ficou estabelecida como marco anual para o anúncio do benefício. O deputado realizou uma contagem do tempo, em que o direito não é concedido aos profissionais da segurança pública. “Estamos há 4 anos e mais três dias sem data-base”, enfatizou. "É estarrecedor pensar que até agora o Executivo estadual não tenha se pronunciado sobre o assunto. Estamos atrasados em quatro anos, quando outras categorias, como saúde e educação, tiveram atualização salarial anunciada em 2023. Não queremos um favor e não queremos aumento, queremos a reposição das perdas inflacionárias, que já somam mais de 29% entre 2021 e 2024. Em alguns casos, o cálculo de perdas é ainda maior, como o caso da Polícia Civil, que já amarga 33% de perda de poder de consumo”, afirmou o deputado. Câmara argumentou ainda que os percentuais de perdas salariais apontam para um terço do vencimento de policiais civis, militares, bombeiros militares, peritos, e demais segmentos que compõem a segurança pública. “É uma perda muito elevada, inversamente proporcional ao volume de trabalho e aos riscos que se expõem aqueles profissionais”, explicou. O deputado disse que proporá emendas orçamentárias à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, para cobrir a data-base e a contratação de concursados, bem como a realização de novos concursos para o segmento. “Da mesma forma que fizemos em 2023, para as peças orçamentárias que regem 2024, faremos visando o próximo ano, o povo delega poder aos parlamentares para isso, para os representar em seus interesses”, concluiu.
Ler mais
Comandante Dan relata efeitos positivos para o Amazonas apos reuniao com Ministerio da Justica
24.04.24 9:27h
Comandante Dan relata efeitos positivos para o Amazonas, após reunião com Ministério da Justiça
O deputado Comandante Dan (Podemos) esteve em Brasília, na terça-feira (23/4), para uma agenda com o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, que integra a equipe do ministro Ricardo Lewandowisk. O encontro teve como pauta a situação da segurança no Amazonas e projetos que possam apontar para um combate efetivo ao crime organizado. “A Senasp é uma espécie de vice-ministério, onde todas as ações e projetos de segurança, inclusive os aportes financeiros à área, são avaliados. O secretário Sarrubbo pode ser um grande aliado do Amazonas. Saí com a impressão que ele será”, declarou o deputado, após a reunião. Durante o encontro, o novo titular da Senasp ouviu atentamente a apresentação do diagnóstico da segurança pública no Estado e na Amazônia e a importância da ação integrada na faixa de fronteira do Amazonas. Câmara pediu a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional em Tabatinga, e não em Manaus, como são os planos do Ministério; a criação, no Amazonas, de um Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), nos mesmos moldes do que existe em Foz do Iguaçu, no Paraná; e a instalação de um Gabinete de Gestão Integrada para a faixa de fronteira do Amazonas e Calha do Solimões. Sarrubbo garantiu, durante a agenda, a criação, no Amazonas, de um CIOF, pela gravidade dos números da violência no Amazonas, em relação à média nacional. “O secretário percebeu a urgência que os cenários demandam e já ordenou à equipe técnica do Ministério que inicie as tratativas, que terão a participação da Comissão de Segurança Pública da Aleam”, declarou o deputado. O próximo passo, segundo Dan Câmara, será estreitar os laços do secretário com o Amazonas e avançar em novas conquistas. Ao final da agenda o deputado convidou o secretário Nacional de Segurança para participar do II Seminário de Segurança Inovadora, que deverá acontecer na sede do Legislativo amazonense, com data indicativa para o final de maio. Sarrubbo confirmou presença ao evento, ocasião em que deverá anunciar oficialmente o CIOF Tabatinga. Mário Sarrubbo é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela PUC-SP, atuou no Ministério Público de São Paulo e foi Conselheiro Superior da instituição. Antes de assumir a Senasp, ele ocupou o cargo de procurador-geral da Justiça de São Paulo. Agendas no Congresso O Comandante Dan também esteve em reuniões das duas comissões de segurança pública e combate ao crime organizado da Câmara Federal e do Senado. Foi recebido pelos respectivos presidentes, deputado Alberto Fraga (PL/DF), e senador Sérgio Petecão (PSD/AC), que estiveram em Manaus recentemente, para o I Encontro Técnico das Comissões Legislativas de Segurança Pública. “Fiquei surpreso pela receptividade e pela boa impressão que tiveram do evento que realizamos em Manaus. Ambos querem continuar aquela ação, agora em Brasília, para uma grande reunião, já com projetos para a Amazônia. Também tratei da participação deles no II Seminário de Segurança Inovadora”, finalizou Câmara, que preside as Comissões de Segurança Pública do Legislativo amazonense e da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Segurança Pública
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Política sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas, e Legislação Participativa
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Suplente
HOJE
sexta, 26 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.