PERFIL

DO DEPUTADO

Mário César Filho

Mário César Filho, de 34 anos, é um jornalista investigativo. Em 2017, iniciou sua trajetória profissional na capital amazonense, como repórter, onde realizou matérias especiais com veiculação nacional, para o Domingo Especular, na emissora Record.

Logo depois, assumiu a apresentação do Programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, líder de audiência no período que esteve à frente.

Com o decorrer dos anos, ganhou destaque na emissora por sempre defender e lutar pelos direitos dos menos favorecidos, o que resultou, em diversos pedidos feitos pela população, para que ele se candidatasse.

Nas eleições de 2022, pela primeira vez, o jornalista se candidatou e foi eleito como deputado estadual com 22.309 votos, pelo União Brasil.

Mário César Rodrigues Balduino

Parnamirim (RN)

29/02

deputado.mariocesarfilho@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
11 Dep. Mário César Filho Projeto que obriga intérprete de Libras em órgãos públicos e bancos é aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa
24.05.2314:58 h
Projeto que obriga intérprete de Libras em órgãos públicos e bancos é aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa
O deputado Mário César Filho obteve vitória na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (24). O projeto de lei que obriga atendimento por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras no âmbito do estado, foi aprovado, por unanimidade, pelo parlamento. “Estou muito feliz. Quero agradecer os colegas parlamentares que aprovaram esse projeto. Você já imaginou uma pessoa surda, chegando em um local e não ser compreendida? É isso que acontece com muitos surdos no Amazonas. É uma promessa de campanha! Na primeira oportunidade que tive, apresentei esse PL na casa, que obriga, não só repartições públicas, mas instituições financeiras de terem um intérprete de libras. Se eles não puderem contratar, a lei determina que eles capacitem os profissionais. Desde já, conto com o apoio do governador Wilson Lima, que tenho a plena certeza, que vai sancionar esta lei”, pontuou Mário.   Caso a Lei seja aprovada Caso a lei seja sancionada pelo executivo, o atendimento será prestado por tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), guias intérpretes e outros profissionais capacitados para o atendimento de pessoas com deficiência. O descumprimento da lei pode acarretar nas seguintes penalidades: na primeira autuação o infrator será notificado para sanar a irregularidade em até 10 (dez) dias úteis. Persistindo na infração, multa de 50 (cinquenta) salários-mínimos, a serem revestidos ao Fundo Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, criado pela Lei Ordinária no 3.432, de 15 de setembro de 2009. Se, após 30 (trinta) dias da aplicação da multa, a situação irregular não for sanada, o valor da multa será dobrado.    Libras A Libras é uma língua reconhecida por lei no Brasil e possui estrutura e gramática própria. E como muitas pessoas surdas dependem da Língua de Sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras em todos os lugares, principalmente, em repartições públicas e privadas.      
Ler mais
IMG 6032
19.05.238:19 h
Comissão de Defesa do Consumidor flagra cobrança abusiva nos preços dos combustíveis em Manaus
No início da tarde desta quinta-feira (18), o deputado Mário César Filho (UB), participou de uma operação com o Procon Amazonas, que tem como diretor presidente, Jalil Fraxe. O objetivo da ação foi fiscalizar e checar denúncia de venda abusiva nos preços dos combustíveis em Manaus. “Apesar da Petrobras ter anunciado a redução no preço do diesel, gasolina e gás no Brasil, aqui em Manaus o cenário é outro”, ressaltou. Segundo o presidente da CDC, as fiscalizações ocorreram em três postos que foram autuados pelos órgãos. Diante do caso, as autoridades determinaram que os postos apresentem as notas fiscais de entrada e saída de combustíveis, desde janeiro do corrente ano até o mês atual, para que fique comprovado se está tendo abuso contra o consumidor, já que na ação constatou-se que a redução ainda não está sendo repassada para o contribuinte. “Mesmo sabendo que essa redução no preço dos combustíveis, anunciada pela Petrobras, não causa impactos aqui no Amazonas, já que a refinaria é privatizada, isso não nos impede de fiscalizar. Por isso, estive com o Procon em alguns postos, para saber, se o preço da gasolina está sendo vendido de forma abusiva. “Como se identifica isso? Através da nota fiscal de entrada do combustível, onde observamos o valor de quanto o empresário comprou da distribuidora”, frisou. O deputado também pediu que a população esteja vigilante, já que o consumidor é o maior fiscal.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Defesa do Consumidor
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Política sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas, e Legislação Participativa
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Segurança Pública
Suplente
HOJE
domingo, 04 de junho de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content