PERFIL

DO DEPUTADO

Wanderley Monteiro

Wanderley Caldeira Monteiro nasceu em 14 de outubro de 1992, na cidade de Manaus, criado no bairro do Zumbi, localizado na zona Leste da capital amazonense, onde reside até hoje. Formou-se em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2015), Técnico em Segurança do Trabalho e filiado ao partido Avante.

Filho de Maria Isabel e Daniel Monteiro, defende a bandeira do esporte, sendo praticante na área, nas modalidades de jiu-jítsu e capoeira. Tem como sua luta diária mais incentivos e valorização de projetos voltados para o esporte, que além de retirar os jovens das ruas, acrescenta mais saúde na vida das pessoas por meio das atividades físicas.

Por sua atuação comunitária, candidatou-se a vereador pela primeira vez em 2016, obtendo 2.784 votos. Em 2018, disputou uma cadeira de deputado estadual, recebendo 7.833 votos.

Em 2020, consagrou-se vitorioso nas urnas, obtendo 5.106 votos, lhe garantindo a cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus, onde atuou no ano de 2021 e 2022, com mandato produtivo na criação de projetos de Lei, com apresentação de requerimentos e sendo bastante atuante na frente de melhorias para capital.

No ano de 2022, esteve concorrendo pela segunda vez ao cargo para deputado estadual, obtendo êxito na eleição com 17.787 votos.

Wanderley Caldeira Monteiro

Manaus (AM)

14/10

deputado.wanderleymonteiro@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Pauta de tramitacao da Aleam tem projeto voltado para estimular e Sports Foto Danilo Mello
23.04.24 12:28h
Pauta de tramitação da Aleam tem projeto voltado para estimular e-Sports
O Projeto de Lei nº 259/2024, que institui a Semana Estadual do Esporte Eletrônico (e-Sports), iniciou tramitação nesta terça-feira (23/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Semana Estadual do Esporte Eletrônico (e-Sports) será celebrada anualmente na última semana do mês de junho, e o dia 27 de junho será considerado o Dia Estadual do Esporte Eletrônico, em alusão à data de fundação da empresa Atari. Os esportes eletrônicos alcançam, ano a ano, cada vez mais adeptos, afirma o autor do PL, deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), citando a pesquisa realizada pela Game Brasil, que estima que de três a cada quatro brasileiros praticam a modalidade. Em constante crescimento, estima-se que, atualmente, a prática de e-Sports movimenta bilhões de dólares. “A prática tem despertado o olhar de patrocinadores e empresas, fortalecendo a modalidade, bem como formando um importante nicho de desenvolvimento econômico”, aponta Monteiro, falando da necessidade de apoio aos esportes eletrônicos, que devem ser vistos como oportunidade de geração de renda. Mensagem O Projeto de Lei nº 261/2024, oriundo da Mensagem Governamental nº 038/2024, também iniciou tramitação nesta terça-feira. O projeto busca disciplinar a destinação dos créditos oriundos de disputas judiciais estabelecidas pela concessionária estadual de gás canalizado, envolvendo a exigência dos tributos federais dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). O PL, que será analisado pelos deputados, verificando a constitucionalidade e os benefícios para população, propõe que os referidos créditos sejam destinados em proveito dos usuários do serviço público de gás natural, especialmente na cobertura da tarifa social, na quitação ou amortização de contingências que possam onerar a tarifa de distribuição, na amortização dos investimentos realizados pela concessionária, que serão compensados com redução do custo da distribuição; e em investimentos em infraestrutura objetivando a monetização das reservas provadas de gás natural e a universalização do gás no Estado.  
Ler mais
Governo do Amazonas sanciona 10 novas leis da Assembleia Legislativa Foto Danilo Mello
27.03.24 14:18h
Governo do Amazonas sanciona 10 novas leis da Assembleia Legislativa
As edições do Diário Oficial do Estado (DOE), dos dias 21 e 22 de março, trouxeram 10 novas leis da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sancionadas pelo Governo do Amazonas. Entre elas, a legislação sobre combate aos crimes contra a mulher, na internet e a que institui o Largo São Sebastião, como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Amazonas. A Lei nº 6.791, de 21 de março de 2024, institui o Dia Estadual de Combate aos Crimes contra a Mulher na Internet. Ela é oriunda do Projeto de Lei nº 781/2023, proposta pelo deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante). Desta forma, o dia estadual passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, sendo comemorado anualmente todo dia 7 de fevereiro. “A escolha do dia 7 de fevereiro é por conta da data do Safer Internet Day, data internacional que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual mais responsável e seguro. Diante disso, o Dia da Internet Segura, como define a tradução da mobilização, aborda questões on-line emergentes, desde o cyberbullying até as redes sociais e à identidade digital”, explicou o deputado autor. A Lei nº 6.798, de 22 de março de 2024, declara o Largo São Sebastião como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Amazonas. A nova legislação é originária do Projeto de Lei nº 995 /2023 do presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade (UB). A intenção da iniciativa, de acordo com Cidade, foi destacar a importância cultural do Largo para o Amazonas. Segundo recorda o parlamentar, o Largo São Sebastião tornou-se o epicentro da vida social e cultural de Manaus durante o auge do ciclo da borracha e isto perdura até os dias atuais. “O teatro é palco de apresentações de ópera, música clássica e balé, atraindo artistas e intelectuais de todo o mundo. A área ao redor do Largo floresceu com cafés, lojas e hotéis luxuosos, tornando-se um ponto de encontro à sociedade amazonense. Então, a proteção e preservação desse espaço icônico são essenciais para garantir que sua história e influência na cultura local sejam transmitidas às gerações futuras”, afirmou o presidente.  
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Suplente
HOJE
quinta, 25 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.