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Comandante Dan defende auxilio as familias que praticam a mineracao ilegal para sobreviver
24.09.25 11:23h
Comandante Dan defende auxílio às famílias que praticam a mineração ilegal para sobreviver
O deputado Comandante Dan (Podemos) defendeu, nesta quarta-feira (24/9)  atenção às famílias que foram alcançadas pela ação de combate à mineração ilegal na calha do rio Madeira. Para o parlamentar, é urgente distinguir o que é o narcogarimpo e o que é a mineração familiar para sobrevivência. “Precisamos distinguir os criminosos ambientais da nossa gente que quer trabalhar. A sobrevivência no interior não é fácil. Por isso, considero necessária uma abordagem social, com a necessária triagem, às famílias que se viram impedidas da prática da lavra familiar”, disse. Segundo estimativas da Polícia Federal, o garimpo ilegal  extraiu, em sete meses, R$ 245 milhões em ouro do rio Madeira. Os impactos socioambientais estão avaliados em mais R$ 631 milhões, elevando o prejuízo total a R$ 876,4 milhões. A operação da PF, realizada no sul do Amazonas, de 8 a 19 de setembro, destruiu 277 balsas e dragas usadas na extração ilegal de ouro. A ação foi a primeira sob a coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), recém inaugurado pelo presidente Lula. Além da abordagem social e do pagamento de alguma espécie de auxílio às famílias alcançadas pela ação, o deputado Comandante Dan também defendeu: Controle e monitoramento da faixa de fronteira do Amazonas e da ação do narcogarimpo na calha do Madeira, no Sul do Amazonas, com uma gestão integrada na área; Revisão da política mineradora para a área; Revisão das licenças de lavra familiar; Fiscalização intensa da atividade mineradora na área.
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Dr. George Lins destaca impactos positivos da super rodovia da Guiana para o Amazonas e a ZFM Foto Leandro Castro
24.09.25 11:20h
Dr. George Lins destaca impactos positivos da super-rodovia da Guiana para o Amazonas e a ZFM
Para o líder da federação União Progressista (UPB) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Dr. George Lins (UPB), “são mais do que positivos” os impactos que a nova super-rodovia em construção na Guiana trará para o Estado e, em especial, para a Zona Franca de Manaus (ZFM) e municípios estratégicos do interior. Com investimento de mais de R$ 5 bilhões, a estrada terá 500 quilômetros de extensão, ligando a capital Georgetown até a fronteira com Roraima e integrando-se a um porto de águas profundas em Palmyra, no Oceano Atlântico. Na visão do parlamentar, trata-se de um projeto capaz de redefinir a logística de toda a região amazônica. Segundo Dr. George Lins, a nova rota pode reduzir o tempo de transporte de produtos do Polo Industrial de Manaus de 21 dias para apenas 48 horas, criando um corredor competitivo para os mercados dos Estados Unidos, Europa e África. “O Polo Industrial de Manaus, que hoje sofre com o alto custo da logística, terá uma rota ágil e econômica para escoar seus produtos. Isso significa mais competitividade para o ‘Made in Amazonas’, mais empregos e mais arrecadação para o nosso Estado”, afirmou o deputado. Itacoatiara e Presidente Figueiredo Dr. George destacou ainda que os benefícios não se restringem à capital. Municípios como Itacoatiara, com seu porto estratégico no rio Amazonas, devem ganhar força como polo de escoamento e distribuição de cargas. Já Presidente Figueiredo, porta de entrada pela BR-174, tende a atrair centros de apoio logístico, postos de serviços e hospedagem, gerando emprego e renda à população local. Outros municípios ao longo da BR-174 também serão impactados positivamente, com incremento no comércio, turismo e serviços ligados ao transporte de cargas. Dr. George Lins lembrou que a Guiana é hoje um dos países que mais crescem no mundo, impulsionada pela exploração de petróleo. Em 2024, o PIB guianense cresceu 43,6%, criando uma população vizinha com alto poder de consumo, ávida por produtos industrializados. O deputado também frisou os reflexos no turismo, já que o acesso facilitado ao Caribe pode fomentar uma nova rota turística com impacto direto no trade amazonense. Além disso, reforçou o potencial de integração regional, com Manaus e o Porto de Itacoatiara se consolidando como importantes centros logísticos para mercadorias do Amazonas, Roraima, Centro-Oeste e até da própria Guiana. Janela de oportunidades Apesar do entusiasmo, Dr. George Lins chamou atenção para os desafios que o Estado precisa enfrentar para aproveitar ao máximo essa janela de oportunidades. “Precisamos de investimentos contínuos na BR-174, na modernização dos nossos portos e na qualificação de mão de obra para o comércio exterior. Só assim poderemos colher integralmente os frutos dessa integração”, alertou. No entender do parlamentar, a super-rodovia não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma “ponte para o futuro econômico do Amazonas”, capaz de colocar o Estado, seus municípios estratégicos e a Zona Franca de Manaus na rota mais rápida e competitiva para o mundo.
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Comandante Dan defende nova ordem logistica para o Amazonas
24.09.25 11:08h
Comandante Dan defende nova ordem logística para o Amazonas
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a  Sessão Ordinária nesta quarta-feira (24/9), para defender uma nova ordem na logística estadual. Ele lembrou que Manaus é a cidade que mais importa no país inteiro. Segundo ele, percebe-se  a demanda da Zona Franca de Manaus por uma logística atual e funcional e a realidade do isolamento imposto pela nova realidade climática, que deixa dezenas de cidades e centenas de comunidades rurais isoladas, sem a possibilidade do uso do caminho fluvial. “Vimos, por dois anos consecutivos, o Rio Amazonas, o maior rio do mundo, ficar intrafegável para embarcações de grande calado, a partir de Itacoatiara, em direção a Manaus. Tudo isso demanda a adoção de uma política pública que privilegie uma nova ordem logística”, disse. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Manaus lidera o ranking nacional de importações, puxada pelo Polo Industrial. Manaus registrou R$ 10,93 bilhões em importações no acumulado até agosto de 2025. A segunda cidade em importações é Itajaí (SC). O resultado dos dados ministeriais mostra a força do Polo Industrial de Manaus (PIM), cuja produção depende diretamente de insumos e bens intermediários importados de outros países. Contudo, o parlamentar defende a urgência de uma política pública estruturante e integrada, que conceda uma nova ordem logística ao Amazonas. “Vivemos de um desempenho industrial heróico até, submetido à fragilidade logística do Estado. Assim também nossa gente é refém da falta de ligação direta terrestre com o restante do país, do isolamento parcial e até total, em alguns casos, durante a seca. Até quando nos permitiremos viver assim, que nem a chama de uma vela, pendendo pra onde o vento soprar?”, explicou. O deputado Comandante Dan é autor de uma Proposta de Resolução Legislativa (PRL) que cria uma comissão mista para o acompanhamento dos impactos das mudanças climáticas no Amazonas. Pontos que o parlamentar considera no centro da discussão da nova ordem logística. Trafegabilidade com segurança da BR-319; AM-329, que tem o seu ponto inicial em Eirunepé, passa por Envira e tem o seu termo no município de Feijó; Ponte sobre o rio Solimões, ligando a Comunidade de Bela Vista, em Manacapuru, à Comunidade de Barro Alto, no município de Manaquiri; Os portos de Manaus e Itacoatiara; Os mais de 30 portos em decreto de emergência do Dnit, medida que abrange instalações portuárias de pequeno porte em municípios localizados nas calhas dos rios Solimões, Madeira e Negro, além do Porto do São Raimundo, na zona Oeste de Manaus; Os aeroportos do interior.    
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Deputado Cristiano DAngelo celebra a Semana do Turismo Rural no Amazonas e destaca a proximidade da
24.09.25 10:58h
Deputado Cristiano D’Angelo celebra a Semana do Turismo Rural no Amazonas e destaca a proximidade da ExpoManacá
Nesta última semana de setembro, o Amazonas celebra pela primeira vez a Semana do Turismo Rural, instituída pela Lei nº 7.407/2025, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB). A nova legislação representa um avanço no reconhecimento do potencial econômico e cultural das comunidades rurais do Estado, incentivando atividades que integram natureza, costumes e geração de renda. Cristiano D’Angelo ressaltou que o turismo rural tem crescido em todo o Brasil e que, no Amazonas, possui ainda mais força pela abundância de riquezas naturais e culturais. “A Semana do Turismo Rural é um marco que amplia as oportunidades de emprego, fomenta a economia local e valoriza a vida no campo, conectando visitantes às experiências autênticas da nossa região”, destacou o parlamentar. O deputado também é autor de leis que reforçam o protagonismo cultural e econômico de municípios amazonenses, entre elas, a Lei nº 6.452/2023, que concedeu a Manacapuru o título de Capital Estadual da Ciranda. Além dessa, a mais recente, a Lei nº 7.750/2025, sancionada neste mês,  que reconhece o município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus) como a Capital Amazonense do Mel. Agora, a expectativa se volta para a ExpoManacá, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, consolidada como uma das maiores feiras do setor primário do Estado. Oficializada pela Lei nº 7.509/2025, de autoria do deputado, a feira reúne produtores, expositores e visitantes em torno da agropecuária, da cultura e do desenvolvimento econômico regional. “A ExpoManacá é um exemplo de como o setor primário, aliado ao turismo e à cultura, pode transformar realidades, gerar renda e fortalecer o interior do Amazonas”, afirmou Cristiano D’Angelo. Com a Semana do Turismo Rural, a Capital Amazonense do Mel e a chegada da ExpoManacá, o deputado reafirma seu compromisso em integrar cultura, economia e sustentabilidade como pilares do desenvolvimento do interior do Amazonas.  
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Cada minuto conta Debora Menezes defende ampliacao do sistema de alertas para proteger criancas e adolescentes
24.09.25 9:59h
Cada minuto conta: Débora Menezes defende ampliação do sistema de alertas para proteger crianças e adolescentes
Na terça-feira (23/9), marcado nacionalmente pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao tráfico humano, a deputada Débora Menezes (PL) esteve na Defesa Civil do Amazonas para uma visita técnica. O encontro teve como propósito conhecer a estrutura do novo Sistema de Alertas, lançado no último sábado (20/09), e alinhar informações sobre protocolos de atuação. O sistema já está em funcionamento e emite avisos em tempo real sobre situações de risco, como enchentes e deslizamentos. O subsecretário da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo, explicou que o serviço depende de dados de satélites e radares, mas ainda enfrenta limitações em municípios do interior pela falta de equipamentos e equipes técnicas nas defesas civis locais. Mesmo assim, já é possível acompanhar fenômenos em tempo real em toda a região Norte, o que amplia a capacidade de resposta das autoridades. Débora lembrou que o Amazonas dispõe de um instrumento semelhante, mas voltado à proteção da infância. Trata-se da Lei nº 7.430, de 23 de abril de 2023, de sua autoria, que criou o Alerta de Resgate de Pessoas no Amazonas (Arpam). O mecanismo foi pensado para ser acionado em casos de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes, mobilizando órgãos públicos, meios de comunicação e sociedade civil. Com o objetivo de garantir que a lei seja efetivamente aplicada, a deputada protocolou na segunda-feira (23/9) Requerimento dirigido ao governador Wilson Lima e ao secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo. O documento solicita esclarecimentos sobre o cronograma de implantação e os órgãos envolvidos, além das medidas necessárias para que o Arpam esteja à disposição da população o quanto antes. “Cada minuto conta quando falamos do desaparecimento de uma criança ou de um ente querido. O Arpam foi pensado exatamente para essas situações e reafirma a nossa prioridade em oferecer respostas rápidas às famílias. Não podemos esperar diante de casos tão sensíveis”, disse Débora. Ela acrescentou que sistemas semelhantes já são utilizados em outros países, como os Estados Unidos, onde alertas imediatos são disparados por mensagens de celular. “Se já temos um sistema voltado a fenômenos naturais, por que não aplicar essa mesma lógica à proteção da infância? O ARPAM representa isso: salvar vidas, proteger o futuro e dar segurança às nossas crianças e adolescentes”, concluiu a deputada estadual Débora Menezes, Procuradora Especial da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
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Rodovia BR 319 e tema de debate entre deputados da Aleam nesta terca feira Foto Danilo Mello Aleam scaled
23.09.25 16:50h
Rodovia BR-319 é tema de debate entre deputados da Aleam nesta terça-feira
Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) debateram nesta terça-feira (23/9) as dificuldades para viabilizar o reasfaltamento da rodovia BR-319 (Manaus/Porto Velho). O deputado Comandante Dan Câmara (Podemos) foi o primeiro a usar a tribuna do plenário Ruy Araújo para tratar sobre o tema. Dan Câmara relatou que, no último fim de semana, esteve no município de Careiro da Várzea e percorreu a BR-319, atualizando o marco colocado na estrada. “Desde o início do nosso mandato, em 2023, posicionamos ali, quando iniciamos o movimento ‘Soluciona a BR-319’, um marco que projeta uma contagem progressiva. Completamos dois anos e 51 semanas sem que as duas pontes que ruíram — a do Rio Curuçá e a do rio Autaz Mirim — sejam devolvidas para a sociedade. No próximo domingo serão dois anos e 52 semanas”, criticou. Na sequência, o deputado João Luiz (Republicanos) também se manifestou sobre a BR-319 e destacou o lançamento da cartilha Gestão Ambiental, Social e Territorial Sustentável da BR-319. De acordo com o parlamentar, o documento reúne dados técnicos e ambientais que demonstram a viabilidade da repavimentação da rodovia. “Hoje é um dia muito importante. No hall de entrada da Assembleia Legislativa publicamos e distribuímos uma revista, fruto de estudos científicos, que aborda a Gestão Ambiental, Social e Territorial Sustentável da BR-319. Esse artigo foi publicado na revista Gestão e Conhecimento e é uma amostra de que a repavimentação da BR-319 é possível”, ressaltou. Segundo João Luiz, o tema, que antes ficava restrito ao campo das narrativas, agora ganha respaldo em estudos acadêmicos e científicos. “As temáticas vão contrapor as narrativas. Quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sempre fica naquele jogo: o presidente da República anuncia que vai pavimentar e a ministra diz que é inviável. Esse estudo é de suma importância para colaborar com a pavimentação da rodovia”, reforçou.    
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