PERFIL

DO DEPUTADO

Abdala Fraxe

O deputado estadual Abdala Habib Fraxe Júnior nasceu em Boa Vista (RR), no dia 19 de setembro de 1969. Veio para Manaus aos 16 anos para dar continuidade aos estudos.

É casado com Shádia Hauache Fraxe e tem três filhas: Náhida Hauache Fraxe, Dânia Hauache Fraxe e Nayla Hauche Fraxe.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no período entre 1995 e 1998, Fraxe foi o primeiro diretor-executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Manaus (OGMO), instituição criada por determinação da lei 8.630/93 que previa a modernização dos portos.

Na época em que foi gestor, mais de 500 funcionários avulsos do porto, que não possuíam carteira assinada, mas trabalhavam há muitos anos prestando serviços, alguns até com idade superior a 70 anos, foram aposentados e indenizados pela administração do porto, por meio de uma mobilização feita pela OGMO no sentido de modernizar as operações no local.

Na mesma época, Abdala Fraxe foi membro do Conselho de Autoridade Portuária. E, de 1998 a 2003, o atual deputado foi diretor do Sindicato de Revendedores de Combustível do Amazonas.

Em meados de 2000, Fraxe começou a militar partidariamente. Ele concorreu em dois pleitos para vereador e três vezes para deputado estadual, sendo eleito para o seu primeiro mandato na terceira tentativa, nas eleições de 2010, com 17.500 votos.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), já no seu primeiro mandato, o deputado ocupou o cargo de 2º. secretário da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). De abril a dezembro de 2014, teve a importante missão de comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.

Foi reeleito no pleito de 2014, com 23.626 votos. Em 2015, foi eleito secretário geral da Mesa Diretora e, no mesmo ano, iniciou o comando da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), levando a instalação da comissão a 57 câmaras municipais do Amazonas, por meio do Programa de Interiorização da CDC.

Foi eleito vice-presidente da Mesa para o biênio 2017/2018. Do dia 9 de maio até 4 de outubro, com a saída do presidente David Almeida para assumir interinamente o Governo do Estado, pela linha sucessória, Fraxe presidiu os trabalhos na Aleam, dando início às atividades em todas as sessões plenárias, de forma assídua e pontual. Com o retorno do deputado David à presidência da Aleam, Abdala voltou a exercer a vice-presidência da Casa, auxiliando o presidente a dirigir o parlamento estadual de forma eficiente, para dar respostas rápidas à população do Amazonas.

No biênio 2021/2022, da 19ª Legislatura, ocupou a presidência da Comissão de Esporte e Lazer da Aleam.

Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito deputado estadual para o seu quarto mandato, pelo Avante, com 46.287 votos.

Abdala Habib Fraxe Júnior

Boa Vista (RR)

19/09

deputado.abdalafraxe@aleam.gov.br

(92) 3183-4434

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputado Abdala Fraxe cobra esclarecimentos sobre reducao na pista do aeroporto em Tabatinga
20.03.24 13:16h
Deputado Abdala Fraxe cobra esclarecimentos sobre redução na pista do aeroporto de Tabatinga
Nesta quarta-feira (20/3), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) informou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que pedirá esclarecimentos, por meio de requerimento, aos responsáveis pela obra do aeroporto de Tabatinga (distante a 1.106 quilômetros de Manaus), que prevê a redução em 600 metros da pista de pousos e decolagens. O encurtamento, segundo o parlamentar, poderá inviabilizar a chegada de aeronaves maiores para o transporte de cargas e de passageiros no município. O deputado afirmou que recebeu a informação da redução de maneira extraoficial. No entanto, se confirmada, a diminuição da pista que atualmente possui 2,1 quilômetros, resultará em prejuízos para a população. “Com esse encurtamento, somente as aeronaves de modelo ATR poderão pousar no município e ainda com a sua capacidade total reduzida, tanto em número de passageiros, quanto em quantidade de cargas, por questões de segurança, e isso gerará uma dificuldade enorme no abastecimento do município”, explicou o parlamentar. Fraxe ressaltou, ainda, que além de Tabatinga outros municípios do Alto Solimões como São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, que já enfrentam dificuldades logísticas, serão prejudicados com a medida. O parlamentar pediu o apoio dos demais deputados para a cobrança do posicionamento da concessionária responsável pelas obras do aeroporto.
Ler mais
07 12 23 Ronaldo Siqueira
07.12.23 12:47h
Deputado Abdala Fraxe destaca ação de saúde realizada na capital que atendeu mais 14 mil usuários em apenas quatro horas
O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) repercutiu, hoje (7), o ‘Sabadão da Saúde’ realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no último sábado, onde mais de 14 mil atendimentos foram realizados em apenas quatro horas de ação, em 170 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital amazonense. De acordo com o deputado, o sucesso da ação foi possível devido à dedicação e o esforço dos servidores da Semsa. “A equipe toda se desdobrou no último sábado para que a população que buscou o atendimento fosse atendida da melhor forma. Isso é fruto de muito trabalho e da confiança do prefeito David Almeida que garante toda a estrutura para que a Semsa ofereça um serviço digno aos usuários”, completou. Fraxe também destacou os números da vacinação na capital. Segundo os últimos dados do Datasus do Ministério da Saúde, Manaus ocupa o primeiro lugar entre as capitais brasileiras com 79% em cobertura vacinal. A expectativa, de acordo com o parlamentar, é de que o levantamento deste ano aponte um aumento na cobertura, elevando para 85% essa taxa, em razão do empenho da Semsa em vacinar a população de Manaus. “Esse dado reflete o empenho de todos os servidores. A vacinação chegando ao maior número de pessoas, o retorno é imediato na redução dos custos e das dificuldades da população em relação às doenças”, finalizou.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ética Parlamentar (atípica)
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Titular
HOJE
quinta, 28 de março de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.