PERFIL

DO DEPUTADO

Thiago Abrahim

O deputado estadual Jorge Thiago Carvalho Abrahim, 30 anos, foi eleito com 31.731 mil votos. Natural de Manaus, Thiago é filho de Mario Jorge Bouez Abrahim e Cristiany Costa Carvalho.

O parlamentar é graduado em Direito pela Universidade Martha Falcão e possui MBA em Licitações e Contratos – IPOG. É pós-graduando em Direito Público e Eleitoral na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a ESA-OAB-AM.

Thiago trabalhou no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no período de 2012 a 2013. Atuou como servidor público estadual entre os anos de 2014 e 2015 e foi servidor público municipal entre 2017 e 2020.

O advogado é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM) com o número 10.726.

Abrahim já residiu nos municípios amazonenses de Humaitá e Itacoatiara, onde viveu por seis anos, em cada e por três anos em Coari. Também já morou no Acre e em Mato Grosso. Mora há seis anos em Manaus.

Jorge Thiago Carvalho Abrahim

Manaus (AM)

06/12

deputado.thiagoabrahim@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
04 Dep. Thiago Abrahim Deputado pede que Governo do Amazonas devolva valores descontados em salários de professores que aderiram à greve
30.05.2314:31 h
Deputado pede que Governo do Amazonas devolva valores descontados em salários de professores que aderiram à greve
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) solicitou, nesta terça-feira, 30, ao Governo do Amazonas, que os descontos indevidos nos salários dos professores que aderiram à greve, neste mês de maio, retornem, de imediato, aos profissionais da Educação. “Me solidarizo com os inúmeros professores e profissionais da educação que receberam, no último final de semana, seus salários com desconto muito grande por conta das faltas devido o movimento grevista. Um movimento que considero constitucional, democrático e legal e que tem o meu apoio e minha luta para que possamos trabalhar através do diálogo e discutirmos a melhor solução para esses impasses”, disse Abrahim da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Para Thiago, a devolução do dinheiro descontado representa a “boa fé” do governo na negociação com a categoria, que já está na terceira semana de greve. “Essa é uma classe que apoiou, que lutou e defendeu intensamente o governador do nosso Estado durante as eleições. Quero pedir, encarecidamente, que o governador faça um gesto de boa vontade com os professores. E faça, de imediato, porque são inúmeros pais de família, inúmeras mães que estão com o seu rendimento prejudicado e que estão com as suas dívidas atrasadas por conta desse desconto”, disse. O deputado do União Brasil destacou que os contracheques de alguns professores da rede estadual de ensino apresentaram descontos de até R$ 2.839,03. “Já que houve essa proposta do governo em abonar, que seja feito de imediato e que providencie o mais rápido possível essa folha extra. Deixo aqui o meu apoio e a minha colaboração com o meu mandato para que eu possa ajudar no que eu puder. Precisamos trazer a evolução e o desenvolvimento para a nossa Educação”, concluiu.
Ler mais
01 Dep. Thiago Abrahim Após aprovação de PL de Thiago Abrahim bom condutor poderá ter até 30 de desconto no IPVA
24.05.2314:37 h
Após aprovação de PL de Thiago Abrahim, bom condutor poderá ter até 30% de desconto no IPVA
Após aprovação de PL de Thiago Abrahim, bom condutor poderá ter até 30% de desconto no IPVA   O projeto de lei nº 85/2023 que concede descontos de forma automática no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a bons condutores, de autoria do deputado Thiago Abrahim (União Brasil), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira, 24. “Aprovamos, por unanimidade, aqui no plenário da Aleam, o projeto de lei que dá a concessão de desconto automático no IPVA que pode chegar até 20%.  Esse desconto,  anteriormente, era feito através de solicitação e uma série de certidões junto ao Detran, Manaustrans e Polícia Rodoviária Federal, entre outros. Agora, só precisamos aguardar a sanção do governador Wilson Lima”, disse Abrahim. A matéria altera o artigo 1º da lei 203/2014, e concede os descontos de 10%, 15% e 20% a bons condutores “que não tenham cometido infração no âmbito do Estado do Amazonas”, de forma automática, sem a necessidade de solicitação prévia junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). “Essa é um bom desconto que beneficia o cidadão e traz economia. O cidadão já tem uma carga de impostos bem alta. O desconto, regulamentado pelo decreto nº 35.580/2015, é realizado de forma escalonada. Por exemplo, se você foi um bom condutor em 2020, 2021 e 2022, você terá desconto de 20%. Se você foi um bom condutor em 2021 e 2022 terá desconto de 15% e se você foi um bom condutor no ano de 2022, terá desconto de 10%”, explicou. O desconto a bons condutores não anula o desconto de 10% concedido àqueles que pagam o IPVA dentro do prazo de validade, ou seja, o bom condutor poderá ter descontos de até 30%. “Precisamos desburocratizar os serviços oferecidos à população. Hoje, com a tecnologia, vamos descomplicando cada vez mais, buscando trazer facilidades para a vida do cidadão. Apresentamos esse projeto de lei que vai garantir até 30% de desconto para bons condutores, pensando naqueles que mais necessitam. Se você me perguntar, por que 30%?  Hoje, 10% de desconto você já tem se pagar o tributo dentro do prazo de validade e 20% se você não levar nenhuma multa”. Assim, o amazonense não precisará gastar tempo e dinheiro com tanta burocracia, o desconto automático vai contribuir e ajudar muito nesse processo. O governador Wilson Lima tem o prazo legal de 15 dias  para sancionar a lei.  
Ler mais
02 Dep. Thiago Abrahim Deputado quer que restaurantes do AM sejam obrigados a disponibilizar cardápio físico além do digital scaled
17.05.2313:11 h
Deputado quer que restaurantes do AM sejam obrigados a disponibilizar cardápio físico, além do digital
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei nº 460 que proíbe a disponibilização pelos estabelecimentos que comercializam bebidas, refeições e similares através de cardápio ou menu exclusivamente digital no Amazonas. “Muito tem se falado sobre os restaurantes que adotaram, exclusivamente, cardápios digitais por QR Code. Os donos dos estabelecimentos alegam que tais tipos de cardápio reduzem os custos e facilitam a remarcação de preço a ponto de permitir, inclusive, uma flutuação de acordo com os dias da semana”, disse Abrahim. Outro ponto levantado pelo parlamentar é a falta de inclusão de pessoas com baixa renda ou deficientes visuais em relação aos cardápios digitais, em que os consumidores precisam ter um smartphone conectado à internet. “Escanear o QR Code pode ser mais desafiador para pessoas com pouca familiaridade com as novas tecnologias. Além do mais, o fato de ter que ler o PDF na tela do celular é difícil para pessoas com problemas visuais”. De acordo com Abrahim, apesar do QR Code ser uma tecnologia nova, tem apresentado falhas significativas e a necessidade do uso do celular contribui para a falta de interação social presencial. “O QR Code vive dando erro e nem todos os celulares possuem uma câmera que consiga ler aquele quadradinho. Muitas vezes vemos nas mesas de restaurantes pessoas dividindo o celular para tentar ler. O fato de termos que utilizar o celular para ler cardápios ajuda a nos “desligarmos” das pessoas que já estão na mesa, transformando a experiência e atrapalhando na interação”, concluiu      
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
domingo, 04 de junho de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content