PERFIL

DO DEPUTADO

Thiago Abrahim

O deputado estadual Jorge Thiago Carvalho Abrahim, 30 anos, foi eleito com 31.731 mil votos. Natural de Manaus, Thiago é filho de Mario Jorge Bouez Abrahim e Cristiany Costa Carvalho.

O parlamentar é graduado em Direito pela Universidade Martha Falcão e possui MBA em Licitações e Contratos – IPOG. É pós-graduando em Direito Público e Eleitoral na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a ESA-OAB-AM.

Thiago trabalhou no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no período de 2012 a 2013. Atuou como servidor público estadual entre os anos de 2014 e 2015 e foi servidor público municipal entre 2017 e 2020.

O advogado é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM) com o número 10.726.

Abrahim já residiu nos municípios amazonenses de Humaitá e Itacoatiara, onde viveu por seis anos, em cada e por três anos em Coari. Também já morou no Acre e em Mato Grosso. Mora há seis anos em Manaus.

Jorge Thiago Carvalho Abrahim

Manaus (AM)

06/12

deputado.thiagoabrahim@aleam.gov.br

NA

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
Deputado Thiago Abrahim
07.12.23 14:09h
Deputado Thiago Abrahim propõe prioridade para mães solo em programas do Governo do Amazonas
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei nº 958/2023, que prioriza o acesso das mães solo, com filhos menores de idade, a programas sociais do governo do Estado do Amazonas. “Essa matéria promove a inclusão social e educacional de famílias monoparentais lideradas por mulheres. Precisamos garantir a igualdade de oportunidades para as mães solo em relação ao acesso a esses programas sociais e a educação de seus filhos”, disse o autor da matéria. De acordo com o projeto de lei em questão, as medidas previstas na lei visam beneficiar as mulheres que são chefes de famílias monoparentais e possuem dependentes menores de 18 anos, desde que estejam inscritas em um programa social do Governo Estadual. “Nós, que compomos o Poder Legislativo, temos o dever de promover políticas públicas para garantir esse direito. Não é fácil para uma mãe criar um filho sozinha. A equidade social é fundamental para todos os cidadãos, independentemente de sua situação familiar”, afirmou Abrahim. Ainda segundo a matéria, as mães que desejam acessar o benefício devem apresentar a certidão de nascimento de seus filhos como forma de comprovar sua condição monoparental durante a inscrição no programa social. “O número de mães solo no Brasil em 2022 foi o maior dos últimos cinco anos, de acordo com os cartórios de registro civil. Apenas nos primeiros quatro meses do ano, mais de 56.900 crianças foram registradas sem o nome do pai. Esses dados são preocupantes e requerem nossa atenção”, concluiu.
Ler mais
013faec6 2992 43b0 9d75 62493a28c084
29.11.23 15:39h
Deputado Thiago Abrahim tem mais quatro projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) comemorou a aprovação de mais quatro projetos de lei, na manhã desta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O primeiro projeto de lei aprovado foi o de nº 275/2023, que dispõe sobre a exibição ostensiva de informação ao consumidor sobre instituição financeira para prevenir fraudes em caixas eletrônicos. Outra matéria aprovada foi a de nº 579/2023, que trata sobre medidas para estimular o Protagonismo Juvenil no Amazonas. “Esse projeto de lei tem como objetivo promover sua partição social e política, capacitando jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo. A formação deve ser pensada numa dimensão coletiva, comunitária e participativa, levando em consideração trajetórias pessoais e projetos de vida, uma vez que são enormes os desafios na educação do jovem”, explicou o deputado. O projeto de lei nº 578/2023, que dispõe sobre a garantia de assentos especiais para pessoas com obesidade mórbida nos serviços de transporte fluvial intermunicipal, também teve aprovação na Aleam. “Serão disponibilizados 3% do total de assentos disponíveis para atender às pessoas com obesidade mórbida, desde que o bilhete de passagem seja adquirido com antecedência de 48 horas do horário programado para a viagem. Além disso, fica proibido cobrar de pessoas obesas valores adicionais por passagens de transporte fluvial intermunicipal”, disse Abrahim. E a quarta matéria aprovada foi a de nº 600/2023, que visa combater o trabalho infantil. A matéria estabelece a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes de empresas sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e de Comunicação (ICMS) que utilizem essa prática. “As empresas que se beneficiam do trabalho infantil precisam ser punidas com o rigor da lei. A prática no Brasil é caracterizada por crianças e adolescentes menores de 16 anos, seja ele remunerado ou não. As atividades mais comuns são o trabalho doméstico, agricultura, construção civil, lixões e tráfico de drogas”, concluiu Abrahim. Os projetos de lei seguem para a sanção do governador Wilson Lima.
Ler mais
WhatsApp Image 2023 11 23 at 13.22.39 1 e1700760821963
23.11.23 13:33h
Deputado quer implementar sinal de alarme para descumprimento de medida protetiva para mulheres
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 914/2023, que dispõe sobre a implementação de sinal de alarme para o atendimento emergencial à mulher vítima de violência doméstica. A tecnologia atenderá às mulheres amparadas por medida protetiva de urgência, devido ao seu descumprimento, no Amazonas. “Importante adotarmos todos os mecanismos e aparatos tecnológicos que possam contribuir com a localização das vítimas de violência doméstica ou familiar. Importante também que o órgão de segurança especializado tenha conhecimento imediato em caso de descumprimento da medida protetiva por parte do agressor”, disse o autor do projeto. De acordo com a matéria, o sinal de alarme informará ao órgão de segurança especializado a localização da mulher vítima de violência doméstica ou familiar; o tipo de medida protetiva de urgência estabelecida pela autoridade judiciária; e os dados pessoais do agressor para a sua identificação imediata e inequívoca. “O sinal poderá ser acionado pela vítima ou por qualquer pessoa que esteja com a vítima. O responsável pela violação de medida protetiva ressarcirá os custos de mobilização do órgão de segurança especializado para o atendimento de emergência”, concluiu Abrahim. Ainda de acordo com o projeto, os recursos decorrentes do ressarcimento serão destinados ao Fundo Estadual de Segurança Pública.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
img-comissão
COMISSÃO DE Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Educação
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Indústria, Comércio e Zona Franca
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
sexta, 08 de dezembro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content