A 17ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ 2025) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) chegou ao fim na sexta-feira (26/9), consolidando-se como espaço de formação cidadã e de aproximação entre a juventude e o Poder Legislativo.
Durante duas semanas, 24 estudantes de escolas públicas de Manaus vivenciaram a rotina parlamentar, elaboraram projetos de lei, participaram de sessões plenárias, debates em comissões e receberam treinamentos que uniram prática política e desenvolvimento pessoal.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou o impacto da iniciativa. “O Parlamento Jovem é um projeto lindo, que incentiva os jovens a fortalecer a democracia e desperta o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Esses 24 estudantes se tornam multiplicadores do papel do legislador”, afirmou.
O encerramento do PPJ 2025 aconteceu em dois momentos. Pela manhã, os jovens parlamentares realizaram reunião plenária final para apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
À tarde, ocorreu a cerimônia de entrega de certificados e de diplomação, marcada pela presença da secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça, que destacou a importância da iniciativa como instrumento de valorização da juventude.
Realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), o programa proporcionou aos jovens uma imersão única no funcionamento da Casa Legislativa. Desde 2008, a iniciativa já contemplou mais de 720 estudantes amazonenses.
A coordenadora do Parlamento Jovem, Cassandra Serejo, avaliou a edição de 2025 como um marco na formação política e humana dos participantes.
Para ela, a diplomação simboliza não apenas a conclusão de um ciclo, mas a abertura de novas perspectivas. “O objetivo do Parlamento Jovem é a educação para a cidadania. Desde 2008, criamos até um verbo: cidadanear, para mostrar aos jovens que eles têm direitos, mas também compromissos. Muitos chegam sem compreender o papel do Legislativo e saem com outra percepção, entendendo que a política faz parte do nosso cotidiano e deve ser praticada de forma limpa e digna. Esse é o grande impacto do programa: eles entram de uma maneira e saem transformados, com a consciência de que o futuro começa hoje”, afirmou.
Segundo Serejo, o aprendizado adquirido em duas semanas é uma bagagem rara até mesmo entre representantes eleitos.
“Os jovens tiveram contato com temas que envolvem Executivo, Legislativo e Judiciário. É um conhecimento indispensável para toda a sociedade e um divisor de águas na vida deles”, completou.
Programação
A programação teve início em 15 de setembro, com recepção oficial e palestra de abertura sobre o funcionamento do Parlamento Estadual. Nos dias seguintes, os estudantes foram apadrinhados por deputados e deputadas estaduais, acompanhando de perto a rotina parlamentar.
A cerimônia de posse, realizada em 18 de setembro no plenário Ruy Araújo, marcou oficialmente a instalação da legislatura jovem e a eleição da nova Mesa Diretora, presidida por Ronald Cecílio Quintelo dos Santos. Para ele, a experiência foi transformadora.
“Se eu pudesse descrever em uma palavra, seria acolhimento. Foi uma vivência de aprendizado e mudança positiva, que ampliou minha percepção sobre o papel da política e do conhecimento”, afirmou.
Ao longo das duas semanas, os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada de palestras e oficinas. Entre os destaques, atividades sobre motivação e prevenção às drogas, com o sargento Isaac Lima (Proerd) e a juíza Scarlett Viana, além de treinamentos em oratória e comunicação com a jornalista Daniela Cardoso.
Também houve palestras sobre orientação de carreira e mercado de trabalho, conduzidas pela administradora e gestora de talentos Adriene Marques.
A estudante Mikaella Bulcão, da Escola Estadual Ruy Araújo, ressaltou a importância das oficinas de oratória.
“Vamos usar essas técnicas a nosso favor, porque estamos constantemente expostos a discursos e debates. Foi muito enriquecedor”. Já o deputado jovem Sávio Praia Forte destacou o impacto do aprendizado para sua trajetória. “As técnicas de oratória serão fundamentais não apenas aqui, mas em minha vida profissional”.
Para muitos, a participação no Parlamento Jovem ultrapassa a experiência imediata. Ex-participantes, como Nicolas Weber Kramer, lembram que o programa é um “divisor de águas”, pois oferece contato direto com o funcionamento da democracia e fortalece o protagonismo juvenil. A estudante Beatriz Ribeiro, da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, reforçou esse aspecto.
“A juventude é forte e corajosa, mas muitas vezes falta espaço. O Parlamento Jovem nos deu esse espaço e mostrou como podemos ser agentes de mudança”, disse.
A edição de 2025 reafirmou a vocação do programa como instrumento de educação política e formação cidadã. Além de estimular a reflexão sobre temas sociais relevantes, aproximou adolescentes da prática legislativa e ampliou suas perspectivas de futuro.
Deputados jovens e suas respectivas escolas:
Ynanni Fernanda Sarmento da Silva – Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira
Luiz Samuel Costa Buzaglo – Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo
Kevin William Prestes Lima – Colégio Amazonense Dom Pedro II
Maria Eduarda Moura – Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Ester de Souza Messias – Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana
Ana Clara Ferreira Machado – Escola Estadual Senador Petrônio Portella
Gercivaldo Emmanuel Marinho de Souza – Escola Estadual São Luiz de Gonzaga
Keren Evellyne Lemos Soares – Escola Estadual Antônio Bittencourt
Luiz Henrique Monteles Ferreira – Escola Estadual Padre Pedro Gislandy
Letícia Eduarda Souza da Costa – Escola Estadual Professor Octávio Mourão
Carlos Eduardo Brasil – Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro
Ronald Cecílio Quintelo dos Santos – CETI Arthur Virgílio Filho
Luis Felipe Neves de Oliveira – Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo
Sanielly Oliveira Cid – Escola Estadual Professora Diana Pinheiro
Enzo Santos do Nascimento – CETI Gilberto Mestrinho
Letícia Cavalcante de Souza Rocha – Centro de Educação José Roberto Tadros (Sesc)
Claudius D’Artagnan Cruz dos Santos – CETI Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo
Talyson Vitor Sales da Encarnação – Escola Estadual Professor Cleomenes do Carmo Chaves
Kézia Nascimento de Abreu Leal – Escola Estadual Ângelo Ramazzotti
Miryan Vitória Carvalho da Silva – Escola Estadual Padre Luiz Ruas
Maria Eduarda Alves Vasconcelos – Escola Estadual Cel. Pedro Câmara
Maria Vitória da Silva e Silva – Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza
Mikaella da Silva Bulcão – Escola Estadual Ruy Araújo
Isabella Teixeira da Silva – Escola Estadual Engenheiro Arthur Soares Amorim
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