PERFIL

DA DEPUTADA

Dra. Mayara

Mayara da Cruz Figueiredo Pinheiro Moreira Reis, a Dra. Mayara, nasceu no dia 13 de abril de 1987, em Manaus (AM). É mãe, casada e médica com especialização em dermatologia pela Fundação Alfredo da Matta (FUAM).

Em 2016, foi eleita vice-prefeita do município de Coari (AM) com a maior votação da história (21.360 votos). Pegou o município endividado, com salários atrasados, índices alarmantes de violência, desemprego, saúde precária e infraestrutura destruída. Já no primeiro ano, obras foram retomadas gerando novos postos de emprego, os alunos voltaram a receber fardamento e kits escolares, as escolas e salas de aula foram totalmente reformadas e equipadas. Nesse mesmo ano, os professores coarienses foram os únicos do Brasil a receber – além do abono – o 13º, 14º, 15º e 16º salários.

O funcionalismo e fornecedores da prefeitura voltaram a receber seus pagamentos em dia, o hospital foi totalmente reformado e equipado passando a contar com mais de 40 médicos, incluindo especialistas das mais diversas áreas, todas as UBS foram reativadas e equipadas, além de concluir e entregar para a população a UBS Fluvial que, de forma pioneira, leva saúde e cidadania para os coarienses da zona Rural. Em apenas seis meses, a UBS Fluvial chegou a atender mais de 13 mil pessoas. Coari também se tornou, no primeiro ano de mandato, o 3º município do Amazonas que mais investiu em saúde.

A atuação de destaque levou a médica a disputar uma vaga como deputada estadual para defender gestão, saúde e interior na Assembleia Legislativa. Nas Eleições de 2018 foi eleita com 50.819 votos, sendo a votação mais expressiva do pleito.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022 e foi reeleita para mais um mandato com 29.970 votos.

Mayara Monique Figueiredo Pinheiro Reis

Manaus (AM)

13/04

deputada.mayarapinheiro@aleam.gov.br

(92) 3183-4412

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
05 Dep. Dra. Mayara toma posse confirmando bandeiras e renovando compromisso com o Amazonas
01.02.23 14:16h
Dra. Mayara toma posse confirmando bandeiras e renovando compromisso com o Amazonas
A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), tomou posse do mandato legislativo, referente às eleições no pleito de 2022, na manhã desta quarta-feira (01), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A parlamentar agradeceu pela nova oportunidade e reafirmou o compromisso de cuidar da saúde, das pessoas em situação de vulnerabilidade social e pelo interior do estado. “Hoje é um dia de muita gratidão, primeiramente a Deus, que me confiou essa missão e também ao povo amazonense, que reconheceu nosso trabalho e deu a oportunidade de mais um mandato, pra fazer ainda mais pelo povo do Amazonas. Vou continuar lutando pela saúde, pelos mais vulneráveis e pela pauta interiorana, por que eu sou do interior. Iniciei minha vida pública no município de Coari e é por eles que luto na Assembleia Legislativa. O desafio expande e a gente também expande as oportunidades de entregar as melhorias para o povo do Amazonas”, disse Mayara. No primeiro mandato, a deputada conquistou o repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), em mais de R$ 341 milhões. O recurso foi enviado para realização de investimentos na Saúde de todos os municípios do Amazonas e ajudou a salvar muitas vidas, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. De 2019 a 2022, mais de 85 leis foram sancionadas e mais de 200 Projetos de Lei apresentados. Os municípios do Amazonas receberam mais de R$ 28 milhões de reais em emendas destinadas pela Dra. Mayara para Saúde, Educação, Cultura e Produção Rural. A solenidade de posse dos 24 deputados estaduais foi realizada no Plenário Ruy Araújo, da Aleam e contou com a presença de autoridades e convidados.
Ler mais
03 Dep. Dra. Mayara Lei da Dra. Mayara assegura proteção integral à pessoa com transtorno mental no Amazonas
31.01.23 14:33h
Lei da Dra. Mayara assegura proteção integral à pessoa com transtorno mental no Amazonas
De autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), a Lei n° 6.167/2022, dispõe sobre a proteção integral às pessoas com transtorno mental no estado. Para a parlamentar, é importante criar políticas públicas que protejam as pessoas acometidas pela doença, pois, é mais uma forma de assegurar direitos já conquistados por meio de leis anteriores. “Sabemos que existem leis que garantem os direitos dos cidadãos com transtorno mental no Brasil, mas, na prática, muito ainda precisa ser feito, pois, com a diminuição drástica do número de leitos psiquiátricos, inclusive no Amazonas, a procura por espaços e redes de atendimento para esse pacientes aumentou na mesma proporção e não há estrutura para esse acolhimento. Novas políticas públicas são necessárias e reforçam essa luta por um atendimento mais digno à essas pessoas”, justificou a deputada. O transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo causando disfunções nos processos psicológicos, biológicos e mentais. Entre os mais comuns estão: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, demências, autismo, entre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo, com mais de dezoito milhões de pessoas afetadas pela doença. Mayara acredita que, além da proteção, o cidadão com transtorno mental deve ser tratado de forma igualitária, com livre acesso ao recursos necessários para seu tratamento e recuperação, sem qualquer tipo de discriminação. “Meu desejo é de que a lei seja cumprida e que façamos valer os direitos da pessoa com transtorno mental no Amazonas. Que sejam respeitados sem qualquer tipo de discriminação, que sejam, de fato, protegidos e tenham tratamento humanitário, respeitoso e com os recursos terapêuticos essenciais para recuperação e melhoria na qualidade de vida”, concluiu Dra. Mayara.  
Ler mais
WhatsApp Image 2023 01 30 at 12.13.16 1
30.01.23 13:11h
Volta às aulas: Dra. Mayara destaca leis voltadas para estudantes amazonenses
Com a proximidade do início do ano letivo de 2023, a deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), aproveitou a oportunidade para destacar leis de sua autoria e alertar pais, responsáveis e a população sobre o papel fiscalizador para o cumprimento das mesmas. Para Mayara, legislar é importante , mas, é necessário que a própria população conheça as leis e assim, cumpra o papel fiscalizador. “Como deputada vejo a importância de poder defender os direitos dos estudantes criando políticas públicas que os beneficiem e o conhecimento dessas leis por parte da população é essencial , pois, as tornam capazes de acompanhar e fiscalizar o cumprimento, bem de perto”, afirma, a deputada. Com o período de retorno às aulas chegando, a parlamentar lembra a Lei n° 4.999/2019, de sua autoria, que regula o peso máximo de material a ser carregado na mochila, pelos estudantes da Rede pública estadual e particular no Amazonas. De acordo com a Lei, o material transportado não poderá ultrapassar a massa corpórea em 5% para alunis do Ensino infantil e 10% para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Caso o peso do material exceda ao máximo permitido, a instituição de ensino deverá disponibilizar armários para que os materiais sejam guardados. A norma sobre o peso máximo da mochila deverá ser amplamente divulgada entre professores e funcionários e campanhas informativas dirigidas aos pais, responsáveis e aos próprias alunos. A fiscalização e cumprimento desta lei cabe à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) com a colaboração da Associação de pais e mestres. Outra lei citada pela parlamentar, foi a de n° 6.201/2023, que determina a doação de equipamentos de informática apreendidos pelas Polícias Civil e Militar do Amazonas a alunos da rede pública estadual de ensino. Segundo Dra. Mayara, o objetivo é dar suporte em aulas remotas, no período pandêmico, para estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e, posteriormente, com a devolução do equipamento, promover melhorias na infraestrutura da rede pública de ensino no Estado. São considerados equipamentos de informática, nesta lei: tablets, notebooks e celulares, que estejam em perfeitas condições de uso.
Ler mais
HOJE
sábado, 04 de fevereiro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content